5 perigos de não capacitar seu time (e motivos para capacitar)

Não importa o tamanho do negócio e a riqueza que ele produz, o seu maior ativo sempre serão seus talentos. Eles formam a força-motriz das empresas, porém muitas ainda negligenciam a importância de capacitar seu time com treinamento corporativo e outros recursos.

O investimento na qualificação das equipes ainda é visto por muitos como um custo alto ou perda de tempo quando é possível capacitar transmitindo os ensinamentos no dia a dia – um pensamento que tem consequências graves.

Qualificar os funcionários provoca efeitos positivos claros e que vão além de formar equipes mais bem preparadas para os desafios ou aperfeiçoá-las, elevando o nível das suas competências.

Transforma sua empresa em um lugar onde as pessoas querem trabalhar.

O Blog do Tuba vai mostrar os perigos de não investir em treinamentos para funcionários – e eles não são poucos!

1. Defasagem e perda de competitividade

Sem treinamentos programados ou quando surgem novas tecnologias e métodos que otimizam as atividades, os funcionários vão se tornando defasados em relação às suas metas de desempenho na empresa e em relação às práticas dos concorrentes.

O resultado é o tempo maior ou a eficiência menor para fazer um mesmo atendimento – em vendas, isso representa uma negociação perdida e, ao longo do tempo, a perda de mercado.

2. Alto índice de falhas e de desperdício

Sem treinamentos empresariais e outros mecanismos de capacitação, como workshops e palestras, falhas em processos e tomadas de decisão se tornam mais frequentes e causam prejuízos variados.

  • Perda de eficiência interna, influenciando no atendimento a clientes;
  • Desperdício material que impacta na rentabilidade;
  • Volume excessivo de garantias e concessões a clientes;
  • Danos à imagem e à competitividade da marca.

Como podemos ver, é uma sequência de problemas gerando uma bola de neve que vai impactar na relação com os clientes.

3. Baixa motivação e alto turnover

Essa é uma combinação muito conhecida nas organizações: a falta de investimentos em qualificação faz os colaboradores se sentirem desprestigiados e sem uma indicação de que a empresa deseja que eles se desenvolvam e cresçam.

As consequências são muitas: aumento no absenteísmo, queda no rendimento, resultados abaixo do esperado e demissões que gerarão novos gastos com contratação de funcionários – em ciclos, esse cenário vai afetar a atratividade da empresa no mercado de trabalho.

4. Dificuldades para condução das equipes

As deficiências na formação de líderes geram resultados negativos mais amplos. Estamos falando de pessoas com a missão de representar as metas e os valores da organização diante das equipes.

Ser líder de uma equipe de vendas, por exemplo, requer o domínio de um conjunto de habilidades e competências que não devem ser aprendidas no dia a dia. A margem de erro de um chefe é menor, pois suas atitudes têm uma repercussão maior e mais rápida.

O treinamento de liderança é fundamental para o profissional se sentir seguro quanto às suas obrigações, transmitir a motivação e a confiança para a equipe, assumir a tarefa de promover a qualificação dos liderados e agir quando esta política está falhando.

Como um chefe ruim pode afetar a sua empresa?

5. Desgaste da imagem da empresa no mercado

Com tantos efeitos negativos que a falta de treinamento causa, seria impossível evitar que a imagem da empresa fosse atingida e de diversas formas:

  • Clientes insatisfeitos com os resultados dos atendimentos;
  • Descumprimento de prazos e acordos com parceiros;
  • Ex-funcionários que relatam suas experiências negativas.

Como falamos no começo do artigo, a capacitação constante gera admiração nos funcionários e das redes de relacionamento deles, multiplicando a imagem de empresa boa para trabalhar.

Capacitar seu time - Tuba Lyra

Como a capacitação ajuda no crescimento da empresa?

Se a falta ou deficiência de treinamentos tem efeitos devastadores para o negócio, o oposto produz resultados muito positivos. Veja alguns benefícios em treinar os colaboradores.

Profissionais mais motivados e engajados

Lideranças e funcionários capacitados sentem-se mais seguros para executar as suas tarefas e tomar decisões e, por isso, entregam resultados superiores, o que contribui para elevar a performance das áreas e da organização.

Além disso, o engajamento do funcionário com planejamento e metas é maior, ele se sente inserido no contexto a partir do investimento da empresa na sua formação.

Maior retenção de talentos

Aqui temos o caminho inverso do alto turnover: empresa que investe no funcionário retém o talento e obtém desempenhos superiores. Além disso, a empresa se projeta com um lugar onde os profissionais são valorizados, aumentando a sua atratividade para futuros talentos.

Ambiente mais criativo e inovador

Profissionais mais qualificados elevam o nível das reuniões, dos debates de ideias e das decisões que são tomadas. Onde o treinamento é realidade, existe o estímulo ao pensamento criativo e todos – o líder, os comandados e a empresa – ganham em sinergia e motivação.

Maior presença de mercado e competitividade

Se a falta de capacitação gera falhas, retrabalho e desperdício que afetam a imagem da empresa no mercado, o oposto é gratificante: profissionais que cumprem com mais competência e segurança as suas tarefas melhoram o atendimento e a reputação da marca.

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Tuba Lyra é um apaixonado por vendas e gestão de pessoas, pelas histórias delas e por ajudá-las a crescer em suas trajetórias profissionais e de vida.

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe e de forma consistente e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultoria de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma história ainda mais rica na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.