Como um chefe ruim pode afetar a sua empresa?

Em nosso universo de consultoria de gestão de pessoas, infelizmente são comuns os casos de empresas com um grande obstáculo ao crescimento das equipes e do próprio negócio: o chefe ruim.

Hoje em dia, é preciso tornar a empresa atraente para os grandes talentos e isso passa, entre outros fatores, pelos líderes que ela possui, pois serão o termômetro da motivação e do desempenho dos times.

Da mesma forma que um líder positivo inspira e incentiva seus liderados a crescer e entregar mais resultados, a liderança ruim pode ter impactos negativos e imprevisíveis para a empresa.

O Blog do Tuba vai abordar como um chefe ruim pode afetar negativamente a equipe e a empresa e de que forma isso pode ser solucionado.

O que pode causar o surgimento de um chefe ruim

A liderança ruim é um conceito complexo, pois pode abranger a deficiência técnica, de não conseguir cumprir as responsabilidades do cargo ou questões comportamentais que afetam relações e podem produzir danos mais profundos.

As causas podem ser muitas. Vamos falar das principais.

Não dominar as habilidades e competências para chefiar

Esse motivo tem como origem um mito: de que a capacidade para liderar é inata ou está ligada ao temperamento da pessoa. A aptidão para ser líder pode existir, mas chefiar equipes é algo que se aprende – e somente pelo aprendizado pode dar resultados satisfatórios.

As habilidades de chefia são muitas e precisam ser obtidas, tanto pela observação quanto através de um treinamento de liderança, que é focado em tudo que o bom chefe precisa dominar.

Não saber gerenciar situações de estresse

Situações desafiadoras fazem parte da rotina de um chefe de equipe. Não ser preparado de forma adequada gera um profissional indeciso e agressivo diante das situações de estresse, o que impacta negativamente a confiança dos funcionários na chefia e nas suas próprias decisões.

Não ter habilidades interpessoais

Pessoas sendo lideradas têm suas expectativas, dúvidas e crenças. Para cada uma, é preciso atuar com empatia e compreensão, gerando confiança, uma comunicação eficiente e um clima agradável para trabalhar.

Cobranças agressivas, conflitos entre chefe e funcionário ou entre funcionários e não resolvidos de forma clara e a falta de apoio às decisões individuais são sinais de uma chefia deficiente.

Não motivar os colaboradores

Ao chefe eficiente cabe a responsabilidade de criar trilhas para o crescimento dos liderados dentro da empresa. O treinamento corporativo é uma excelente forma de promover isso.

Além de motivar o colaborador, de fazê-lo sentir que é visto com atenção e valorizado pela chefia, ele poderá aperfeiçoar suas habilidades diante de dificuldades.

É importante ressaltar que para evitar todas essas situações, a qualificação de líderes é o caminho dos melhores resultados, tanto com as lideranças atuais quanto em formação, especialmente dos líderes jovens.

Consequências de um Chefe Ruim na Empresa

Quais as consequências de um chefe ruim na empresa?

A atuação de um chefe ruim pode impactar negativamente a empresa e os funcionários das formas mais variadas, no clima organizacional, no rendimento dos colaboradores e nos resultados. Veja algumas delas.

Clima hostil de trabalho

A equipe comandada por um chefe ruim tende a apresentar diversos comportamentos e tornar o ambiente hostil por não haver segurança do grupo com a liderança. Podem ocorrer:

  • Redução (intencional ou não) do ritmo de trabalho;
  • Omissões de graves problemas e maus resultados;
  • Falta de motivação;
  • Falta de colaboração mútua e de espírito de equipe;
  • Sabotagem pela perda de confiança no líder.

A queda de performance é apenas um dos muitos efeitos negativos que esse clima vai provocar.

Antes que algo dê errado: 4 sinais que sua empresa precisa investir já nos líderes!

Desgaste da imagem da empresa no mercado

Dificilmente um clima hostil de trabalho fica confinado às paredes da empresa; ele vai repercutir no mercado e terá dois impactos negativos:

  • Na imagem comercial: hoje em dia, clientes não querem negociar com empresas onde há práticas de chefia ruins e/ou abusivas;
  • Na imagem como empregador: a empresa deixa de ser desejada por talentos e isso reduz a capacidade dela de formar equipes melhores.

Impactos na vida pessoal dos funcionários

Um fato é que não há como separar vida profissional e vida pessoal completamente, colocando em caixas isoladas. A liderança ruim pode impactar nas relações familiares e sociais, prejudicando a vida do funcionário e antecipando o desejo de mudar de área ou até mesmo sair da empresa.

Alto turnover de funcionários

Chefes ruins geram um ambiente onde muitos profissionais não querem estar – e alguns podem simplesmente mudar de emprego. O resultado é a alta rotatividade de funcionários, que causa descontinuidade e queda da qualidade dos trabalhos e desconforto nas pessoas que ficam.

Como evitar um chefe ruim na sua empresa?

Como vimos até aqui, um chefe ruim não surge de uma causa apenas; é preciso entender o contexto que levou a essa situação e buscar a solução, que pode passar até pelo desligamento do profissional.

Antes de uma decisão extrema, cabe refletir sobre algumas questões:

  • Foram avaliadas as competências e habilidades para ser chefe?
  • O profissional reunia as condições para assumir uma chefia?
  • Existe a possibilidade de requalificá-lo para continuar sendo chefe?

Um consultor de gestão de pessoas com experiência na formação de lideranças é o profissional qualificado para avaliar o cenário e propor um caminho que reverta um cenário tão negativo e coloque todos, líder e liderados, apenas na rota dos melhores resultados!

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Tuba Lyra é um apaixonado por vendas e gestão de pessoas, pelas histórias delas e por ajudá-las a crescer em suas trajetórias profissionais e de vida.

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe e de forma consistente e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultoria de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma história ainda mais rica na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.