3 formas de diminuir o turnover de funcionários na empresa!

Muitas vezes, quando falamos de treinamento corporativo nas empresas, um dos objetivos é reduzir ou eliminar um fenômeno que impacta na performance das áreas e no alcance de resultados: o turnover de funcionários.

A rotatividade de colaboradores é considerada um movimento natural, especialmente nas grandes e médias empresas. Afinal, manter as pessoas nos empregos não é uma ciência exata e nem sempre depende das práticas de retenção de talentos.

Por outro lado, o turnover é um indicador importante para avaliar aspectos da gestão de pessoal e do clima organizacional.

Ir à fundo nos resultados de turnover da empresa ajuda a identificar as causas e tomar as decisões certas para evitar prejuízos maiores.

Que causas do turnover nas empresas são as mais comuns?

E quais são os impactos da alta rotatividade para o ambiente e os negócios?

O Blog do Tuba vai falar sobre formas de reduzir o turnover de colaboradores e ajudar sua empresa a lidar com esse risco!

O que é o turnover de funcionários?

O turnover é a métrica que demonstra a movimentação de pessoal em uma empresa, dentro de um período, entre desligamentos e contratações. Especialistas em gestão consideram que um turnover aceitável está entre 5 e 10% ao ano.

Porém, um turnover baixo pode encobrir situações preocupantes que, repetidas, causarão danos ao negócio até maiores que um turnover alto baseados em outras situações. Por isso, a rotatividade de pessoal da empresa é entendida a partir das particularidades da empresa e dos setores.

Uma consultoria especializada em gestão de pessoas pode ser uma grande parceria na análise para entender onde a empresa deve investir para reduzir o turnover.

Quais as principais causas do turnover na empresa?

Ambiente organizacional ruim

Esse costuma ser o principal motivo de desligamentos de funcionários, sejam voluntários ou não: as experiências negativas no ambiente de trabalho, causando o desconforto, a desmotivação e a perda de desempenho do colaborador.

O clima organizacional ruim pode deflagrar uma série de efeitos nocivos para a empresa – queda de produtividade, piora das relações, danos à imagem da empresa e até mesmo uma ação trabalhista.

Por outro lado, é a situação mais complexa de atuar, por envolver aspectos emocionais e as relações entre colaboradores e destes com os gestores.

Deficiências na qualificação dos colaboradores

A falta de investimento em um programa de qualificação continuada ou as falhas no programa são causas relevantes da alta rotatividade de colaboradores, pois não se sentem valorizados ou seguros para exercer as suas atividades.

A promoção de um funcionário sem o preparo necessário prejudica a sua performance e pode levar a uma demissão, voluntária ou não.

Problemas na atuação dos líderes

Promover líderes sem as habilidades e competências necessárias levam a situações de conflito com os liderados, excesso de cobranças e falhas de avaliação – situações que motivam a busca deles por empregos melhores, sendo em algumas situações até para receber salários menores.

O próprio líder pode entrar na estatística do turnover se não for preparado adequadamente, já que não corresponderá à série de responsabilidades novas e se sentirá desestimulado na função.

Quais as consequências do alto turnover na empresa?

Os impactos do turnover na organização podem ser diversos e se estendem para além do setor ou da própria empresa.

  • Baixa na produtividade das equipes;
  • Atritos nos relacionamentos;
  • Problemas de comando das lideranças;
  • Queda dos resultados;
  • Imagem negativa da empresa no mercado de trabalho;
  • Prejuízos com ações trabalhistas.

Como reduzir o turnover na empresa?

Como reduzir o turnover na empresa?

Promover feedbacks regulares

A ausência de uma política formal de feedbacks ajuda a abreviar a trajetória de muitos profissionais na empresa que não conseguem vislumbrar o crescimento interno sem avaliações de desempenho objetivas.

É fundamental que a empresa promova feedbacks construtivos e regulares, de forma que gestores e funcionários possam discutir oportunidades de melhoria e de desenvolvimento da carreira dentro da organização.

Como resultado, muitos colaboradores mantêm a motivação nas suas atividades porque trabalham com clareza de horizonte na empresa.

Investir na qualificação continuada dos colaboradores

Um dos fatores que mais pesam na decisão dos profissionais em manter-se em um emprego é sentir-se valorizado através da oferta de ferramentas para o desenvolvimento profissional.

O investimento da empresa na formação dos funcionários gera um ambiente de trabalho com mais proatividade, debate de ideias em níveis mais altos e confiança para tomadas de decisão.

Fortalecer as lideranças

Liderar equipes exige o domínio em inúmeras habilidades específicas e as competências emocionais para lidar com uma posição completamente nova na carreira. É fundamental que os líderes recebam treinamentos constantes para fortalecer as competências necessárias.

O treinamento de liderança é um recurso fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos, agregar novos e dar mais confiança ao gestor.

Esse aspecto é ainda mais importante se tratando de lideranças jovens, que precisam conciliar o desafio da gestão com o amadurecimento pessoal sem perder o arrojo que a juventude proporciona ao profissional.

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Tuba Lyra é um apaixonado por vendas e gestão de pessoas, pelas histórias delas e por ajudá-las a crescer em suas trajetórias profissionais e de vida.

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe e de forma consistência e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultoria de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma história ainda mais rica na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.