Curso de Liderança e Gestão para Pessoas Jovens

Curso de Liderança e Gestão para Pessoas Jovens

O Curso de Liderança e Gestão para Pessoas Jovens vem ao encontro de um cenário cada vez mais comum de jovens em cargos de liderança e os inúmeros desafios que essa posição traz para essa geração de profissionais.

A presença maior de jovens líderes representa uma mudança importante na forma como as empresas querem lidar com a gestão de seus negócios em um mundo hiperconectado.

São pessoas que cresceram dentro do mundo digital, com a inovação naturalmente inserida no dia a dia, uma formação acadêmica alinhada com as novas metodologias e certificações e trazem um olhar completamente novo e alinhado com a velocidade dos negócios atuais.

Por outro lado, são profissionais ainda em desenvolvimento de habilidades e competências específicas e emocionais, em especial as relações interpessoais no ambiente de trabalho. 

É preciso unir tanta energia e conhecimento com recursos de liderança eficazes. 

O Curso de Liderança e Gestão para Pessoas Jovens tem o objetivo de contribuir com a formação desses profissionais, enriquecendo a qualificação e ampliando o horizonte para jovens lideranças.

Por que investir em uma liderança jovem na empresa

Existem benefícios importantes em investir em líderes jovens que devem ser considerados no processo de transição de lideranças – e reforçam a necessidade de prepará-los de forma adequada para o novo desafio.

Lideranças jovens são fundamentais para o crescimento

Os jovens naturalmente não têm a mesma reserva dos profissionais mais experientes sobre as mudanças tecnológicas e de processos. Isso favorece o estudo e a implementação dessas inovações e os saltos de crescimento podem acontecer com mais rapidez.

Lideranças jovens estimulam a criatividade

Neste aspecto não está apenas a competência – que deve ser desenvolvida e aperfeiçoada – para estimular os liderados a exercitarem a criatividade, mas também inspirar as demais lideranças e os profissionais mais maduros.

Nem sempre o DNA inovador está relacionado à idade, no entanto os jovens costumam demonstrar menor resistência a experimentar uma forma diferente de realizar alguma atividade.

Lideranças jovens estimulam a criatividade

Lideranças jovens geram oportunidades

A postura sem reservas dos jovens com as novas tecnologias, enxergando adiante os ganhos delas para os negócios, favorece a geração de oportunidades de fazer negócios e melhorar os resultados.

Por outro lado, escutamos pessoas relatarem os desafios de liderar jovens, muitas vezes em função do nível de comprometimento, ou até mesmo pelas diferenças de preferência no que se refere ao ambiente de trabalho desejado, bem como pela vontade dos jovens por mais liberdade para trabalhar com foco em resultados e menos controle.

Lideranças jovens encorajam pessoas

A representatividade é um valor essencial em todos os contextos sociais nos dias de hoje e não seria diferente no mundo empresarial. Ver jovens liderando equipes estimula mais jovens a investir na carreira e buscar posições de liderança na empresa.

Lideranças jovens promovem a diversidade

Líderes jovens nasceram em um mundo que respira e anseia por diversidade sob todos os pontos de vista. Com isso, são estimulados a promover as mais variadas formas de pensar, agir e ser.

Um efeito positivo importante dessa mudança de mentalidade para a empresa é ter a sua imagem associada à diversidade como valor corporativo.

Quais os principais desafios de um jovem líder

Um jovem profissional pode reunir diversas competências e habilidades técnicas que uma liderança exige. Porém, devemos lembrar que é uma trajetória que ainda não atingiu a maturidade para algumas situações.

Isso significa que um jovem não pode ser líder? Certamente, não.

O importante é identificar os desafios e prover o profissional de ferramentas e conceitos que vão ajudá-lo durante a trajetória.
Veja alguns deles.

Existe um grande desafio para jovens sucessores que, ao chegarem nas empresas, principalmente quando são herdeiros, a todo momento podem ter suas competências questionadas.

O curso de formação de líderes jovens tem como objetivo proporcionar todo esse conhecimento e capacitar sucessores.

Dificuldades para Liderar e Gerir Pessoas

Dificuldades para Liderar e Gerir Pessoas

Chegamos ao ponto central; fazer a liderança e Gestão para Pessoas exige diversas habilidades de relacionamento pessoal e inteligência emocional, o que entra em conflito, na maioria das vezes, com a pouca experiência profissional. 

A qualificação em um curso de liderança é a chave para que ele adquira essas condições e exerça o papel de líder com mais segurança, gerando confiança nos liderados e resultados ainda melhores.

Excesso de responsabilidades

Excesso de responsabilidades

Uma característica comum aos jovens profissionais é a ideia que podem assumir uma série de responsabilidades sem a real dimensão do volume e se poderão entregar os resultados esperados.

Junto a isso existem as crenças limitadoras: não negociar ou delegar com receio de quebrar alguma expectativa ou a crença de que ainda não está preparado para liderar pessoas.

Portanto, é importante dominar técnicas de planejamento e de postura em relação à dinâmica de trabalho para priorizar as demandas e delegar.

Falhas no Processo de Avaliação

Falhas no Processo
de Avaliação

Uma das mais importantes atribuições do líder é dar feedback frequente de desempenho aos seus liderados e isso deve ser feito de forma objetiva, respeitosa e positiva, um processo que deve conscientizar o funcionário e motivá-lo a buscar o crescimento.

Avaliar um colaborador exigirá muito da inteligência emocional do jovem líder, mas que pode ser trabalhada de forma estruturada com qualificação.

Ansiedade Excessiva

Ansiedade Excessiva

É quase inerente ao comportamento dos profissionais mais jovens a ansiedade demasiada em virtude das cobranças e das expectativas quanto ao próprio trabalho. 

Isso reforça a necessidade de aprimorar as habilidades de planejamento, delegação, gestão e liderança como formas de se sentir mais seguro, reduzir a ansiedade e os impactos negativos dela no dia a dia.

Venha conhecer o Curso de Liderança e Gestão para Pessoas Jovens, onde os jovens talentos poderão adquirir um vasto conhecimento que os colocará em condições mais seguras para exercer a liderança, aliando ousadia e maturidade pelos melhores resultados.

Curso de Liderança e Gestão para Pessoas Jovens

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na Gestão para Pessoas e nos resultados da empresa. 

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.