5 dicas para promover a gestão de tempo e produtividade nas equipes!

Muitas responsabilidades e compromissos e parece que o dia precisa ter 36 horas para dar conta de tudo. Esse é um sinal inequívoco que é preciso cuidar da gestão de tempo e produtividade, um dos dilemas mais presentes nos projetos desenvolvidos por um consultor de gestão de pessoas.

O motivo é muito simples: tempo é um ativo valioso para todos e poucos de nós temos ele de uma forma satisfatória. Os resultados dessa escassez são conhecidos: queda de produtividade, perda de foco, atrasos, insegurança e problemas de saúde relacionados.

Evitar a pressão por respostas e resultados mais rápidos nem sempre é uma opção, mas a busca por alternativas para gerir melhor o tempo é necessária.

Mas como fazer do tempo um aliado em vez de um limitador da sua eficiência como líder e da suas equipes?

O Blog do Tuba vai mostrar dicas valiosas para melhorar a gestão da produtividade e do tempo dos colaboradores, aumentar a eficiência e otimizar a tomada de decisões!

Quais os impactos de uma gestão do tempo ineficaz

A ineficiência na gestão do tempo traz consequências sérias para o desempenho dos profissionais e os resultados planejados. Veja algumas delas.

  • Não atingimento de metas da equipe e da empresa;
  • Queda na qualidade das entregas internas e externas;
  • Risco de multas, gastos com horas extras, garantias e retrabalhos;
  • Desmotivação do funcionário e estresse nas relações;
  • Absenteísmo e doenças laborais.

Esses problemas se tornam mais frequentes se a empresa não agir rapidamente, amplificando riscos financeiros e para a imagem da empresa no mercado.

O que fazer para promover a gestão de tempo e produtividade

1. Invista na qualidade da própria gestão

Como podemos orientar as equipes para as boas práticas de gestão do tempo se não arrumarmos a própria casa? Se você é um líder de equipe motivador, [073-026] certamente é uma inspiração para que os funcionários busquem a melhoria constante.

Desenvolva o melhor modelo de gestão para as suas atividades e os bons resultados motivarão seus liderados e criarão neles o desafio para superar os próprios obstáculos. A sua iniciativa também será benéfica para:

  • Perceber onde cada pessoa da equipe tem mais dificuldades para gerir as suas atividades e propor as soluções mais eficazes;
  • Diminuir turnover nas empresas causado por colaboradores que não se sentem apoiados pela liderança para melhorar a gestão ou estão sobrecarregados.

2. Administre as individualidades dentro da equipe

Nem sempre (ou quase nunca) os problemas de gestão das atividades são generalizados. Afinal, os colaboradores são únicos nas dificuldades e nas conquistas.

Analise individualmente para oferecer as ferramentas certas, desde os equipamentos mais eficientes para a execução das tarefas a um treinamento corporativo online e presencial [link interno] que ajude a superar deficiências nas habilidades e competências.

É importante também implementar o feedback construtivo para que cada profissional seja avaliado com atenção e soluções únicas.

3. Crie um programa de qualificação contínuo

Uma das principais causas de problemas com gestão de tarefas e do tempo é a falta de qualificação adequada dos colaboradores para as atividades, potencializando o risco de falhas e prejudicando a capacidade de gerir demandas.

Um programa estruturado de treinamentos eleva a qualificação do time e mitiga as deficiências que prejudicam a administração da rotina e do tempo. Dentre alguns cursos, temos:

Os cursos online corporativos combinam qualidade e velocidade de aprendizado com uma ótima relação de custo e retorno.

Conheça as opções de qualificação profissional online Tuba Lyra!

Crie um programa de qualificação contínuo

4. Estabeleça um planejamento estruturado de metas e prazos

O plano de metas e prazos é um importante instrumento para nortear as decisões individuais sobre a forma de gerir suas demandas. Sem ele, as pessoas tendem a definir formas de gestão soltas, sem uma conexão com os objetivos corporativos.

  • Estabeleça metas alcançáveis e mensuráveis;
  • Defina prazos claros para as pessoas se programarem e serem cobradas;
  • Estabeleça uma prioridade para as metas;
  • Forneça ferramentas que permitem às pessoas organizar o próprio tempo, porém com a responsabilidade pelos resultados;
  • Encoraje a equipe a identificar e superar obstáculos;
  • Valorize o esforço e os resultados alcançados.

O planejamento de objetivos e prazos permitirá que os colaboradores foquem sempre naquilo que é mais importante e evitem as multi tarefas típicas quando não há uma diretriz organizacional.

5. Invista na qualificação para fortalecer a gestão

A excelência na gestão do tempo e da produtividade pode ser alcançada ao longo das experiências vividas na empresa, porém essa não é uma regra; gerir tarefas, prioridades e tempo é uma missão que requer diversas habilidades.

A boa notícia é que ela pode ser aprendida em um curso online de gestão de produtividade e de tempo como do Tuba Lyra. Você reúne a praticidade e flexibilidade do ensino online para empresas e prepara os profissionais para dominar o tempo – e não serem dominados!

Conheça o Tuba Lyra e suas soluções de desenvolvimento profissional!

Um apaixonado por vendas, pelas histórias das pessoas e por ajudá-las a crescer nas suas trajetórias profissionais e de vida. Esse é Augusto Palácio Lyra, também conhecido como Tuba Lyra.

Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em gestão empresarial e com vinte e cinco anos de experiência em treinamentos e vendas em grandes empresas no setor farmacêutico e atuando atualmente como consultor de gestão de pessoas.

Tuba Lyra está na liderança de dois grandes projetos de desenvolvimento profissional:

  • O Instituto Elemento, uma instituição de treinamentos de liderança, de vendas e de áreas operacionais de empresas, em operação desde 2013;
  • O CursoCompany.com: uma empresa que desde 2020 se dedica à produção de treinamentos e cursos online para as mais variadas áreas do conhecimento empresarial.

Temos a solução de capacitação, mentoria e reciclagem de conhecimento ideal para a sua empresa!

Tuba Lyra é autor do recém-lançado livro O Líder Perfeito, onde ele compartilha suas experiências e vivência para ajudar profissionais a desenvolver habilidades essenciais para ser um líder presente, inspirador, motivador e que guia sua equipe rumo ao sucesso!

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe, de forma consistente e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultor de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma página de valor na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.