Cultura organizacional positiva: os segredos para um ambiente de trabalho saudável!

Um dos maiores motivos para o crescimento contínuo na demanda por cursos online para empresas é a preocupação com a qualidade da cultura organizacional positiva, um conceito que, há algumas décadas, era  pouco explorado nas corporações.

Um dos motivos é a confusão com o clima organizacional, sem dúvida uma questão importante, mas que na verdade faz parte do conceito de cultura corporativa. Entender a importância de ambos dá a dimensão de como é estratégico lidar com a cultura da empresa corretamente.

Outra questão é a complexidade; é preciso entender as características que envolvem a formação da formação cultural da empresa e, principalmente, transformar as premissas em práticas.

O que gestores e líderes não podem negar é a grande importância da cultura empresarial no sucesso da organização, como personagem no mercado e como ambiente de trabalho.

O Blog do Tuba vai mostrar os muitos benefícios da cultura organizacional bem fundamentada para as pessoas e os resultados da empresa!

O que é a cultura organizacional

A cultura da organização é o conjunto de valores, crenças, práticas, normas e comportamentos que a empresa assume para moldar a interação das pessoas internamente e delas com o mundo externo – clientes e parceiros e define a construção da identidade da empresa.

Resumidamente, são os ideais éticos e morais pelos quais a organização quer ser reconhecida e, com isso, conquistar credibilidade.

Quais as características presentes na formação da cultura organizacional

  • Valores: princípios que norteiam as relações e negócios – inovação, responsabilidade social, diversidade e sustentabilidade são alguns deles;
  • Crenças: convicções partilhadas entre todos os membros da empresa sobre ética e moral nas relações;
  • Normas: comportamentos aceitáveis e as regras não escritas que vão permear as relações entre os colaborações;
  • Símbolos: é a representação visual da empresa através de slogan, logotipos e a identidade visual dos ambientes;
  • Rituais: eventos promovidos como forma de estreitar laços, manter coesão nas equipes e disseminar a cultura. As palestras corporativas são um excelente recurso;
  • História: experiências e momentos marcantes na trajetória da empresa em que os valores e crenças estão presentes;
  • Costumes: rotinas que materializam os valores – por exemplo, as práticas sustentáveis na empresa ou o dress code.

Clima organizacional e cultura organizacional são a mesma coisa?

Não. E a diferença entre os conceitos é simples de compreender. O clima corporativo é a atmosfera de trabalho, que pode ser tanto global quanto variar por equipe e setor. É uma medida de satisfação do funcionário com a empresa e se compõe de aspectos concretos e subjetivos.

De uma forma simples, a cultura da empresa é a forma como as coisas devem ser feitas e o clima da empresa é o resultado das coisas – ou da falta delas – na motivação dos funcionários.

O papel do líder de alta performance é ainda mais importante no clima de trabalho, pois a relação com o ânimo dos liderados é estreita e pode dar insights para que a empresa corrija algo nas suas diretrizes ou reforce seus valores.

Qual a importância da cultura organizacional positiva para as empresas

Promove o senso de pertencimento e de colaboração

A cultura define o propósito e a identidade da organização únicos, o que ajuda a criar um senso de pertencimento e de colaboração mútua entre os funcionários. Todos entendem por que estão na empresa e quais valores devem ser perseguidos.

Colabora na retenção de talentos

Com uma mensagem clara sobre os valores e crenças e as ações objetivas que os traduzam, reter talento é mais eficiente. Com princípios entendidos e partilhados por todos, o ambiente se torna o mais justo possível, gerando satisfação com a empresa e motivação para ficar.

Equipes mais maduras e autônomas

Com uma cultura corporativa forte, os funcionários incorporam regras e valores com maior clareza e não há conflitos com mal entendidos sobre o que pode ou não pode fazer, gerando mais autonomia. O trabalho das lideranças é facilitado e elas podem se concentrar mais em estratégias e resultados.

Qual a importância da cultura organizacional positiva para as empresas
Imagem: Canva

O que fazer para criar uma cultura organizacional positiva

Desenvolva lideranças alinhadas com a cultura da empresa

As lideranças são os principais representantes do conjunto de crenças e valores de uma empresa e é fundamental que eles estejam preparados para disseminar a cultura corporativa, em especial entre os novos funcionários.

Invista em treinamentos de liderança que enfatizem a importância da cultura da empresa na formação de equipes alinhadas com o conjunto ético da organização.

Estimule o crescimento dos colaboradores

Não há dúvidas de que uma empresa que investe em qualificação continuamente aproxima mais as equipes da cultura do negócio pois elas conseguem ver a coerência da organização através de uma política de investimento no capital humano.

Além disso, um treinamento corporativo online e presencial ou workshop in company são ótimas oportunidades de reforçar a cultura empresarial e o engajamento de seus colaboradores.

Modernize a cultura empresarial (com convicções e ações)

Cultura corporativa não deve ser apenas um quadro na entrada da empresa; é um paradigma social vivo, que deve acompanhar o seu tempo, sob pena de não olhar para as novas realidades e causar a estranheza em colaboradores e na sociedade.

A inclusão e a diversidade, por exemplo, são valores fundamentais e devem estar na identidade das organizações. Por outro lado, modernizar a cultura empresarial sem as ações práticas, o patrocínio da alta administração e o comprometimento de todos soará oportunista.

Conheça o Tuba Lyra e suas soluções de desenvolvimento profissional!

Um apaixonado por vendas, pelas histórias das pessoas e por ajudá-las a crescer nas suas trajetórias profissionais e de vida. Esse é Augusto Palácio Lyra, também conhecido como Tuba Lyra.

Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em gestão empresarial e com vinte e cinco anos de experiência em treinamentos e vendas em grandes empresas no setor farmacêutico e atuando atualmente como consultor de gestão de pessoas.

Tuba Lyra está na liderança de dois grandes projetos de desenvolvimento profissional:

  • O Instituto Elemento, uma instituição de treinamentos de liderança, de vendas e de áreas operacionais de empresas, em operação desde 2013;
  • O CursoCompany.com: uma empresa que desde 2020 se dedica à produção de treinamentos e cursos online para as mais variadas áreas do conhecimento empresarial.

Temos a solução de capacitação, mentoria e reciclagem de conhecimento ideal para a sua empresa!

Tuba Lyra é autor do recém-lançado livro O Líder Perfeito, onde ele compartilha suas experiências e vivência para ajudar profissionais a desenvolver habilidades essenciais para ser um líder presente, inspirador, motivador e que guia sua equipe rumo ao sucesso!

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe, de forma consistente e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultor de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma página de valor na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.