Competências essenciais para ser um líder de alta performance em 2024!

É inegável que uma liderança positiva e que performa em alto nível é essencial para conduzir times a resultados surpreendentes. Por isso, a qualificação de um líder de alta performance é um dos temas mais requisitados em cursos online para empresas.

Um líder é o profissional que precisa de aperfeiçoamento constante das competências que ele usará com seu time e é preciso também ressaltar que os liderados mudaram muito ao longo do tempo.

Hoje temos equipes mais heterogêneas em comportamento, background educacional, experiências e visões de mundo – fruto dos estímulos da globalização na vida das pessoas.

Isso aumenta o desafio de liderar, de definir com mais clareza a distinção entre comportamentos de líder vs gestor e lidar com expectativas e angústias cada vez mais diversas.

Por que é tão importante manter a qualificação mesmo sendo líder e principalmente por ser?

Como fazer para que uma equipe de alta performance reflita os ideais do líder?

O Blog do Tuba vai mostrar quais são as habilidades e competências que uma liderança de alto nível deve desenvolver para inspirar ainda mais e obter os melhores resultados!

Um líder de alta performance precisa de qualificação continuada?

Com certeza, sim.

E não se trata apenas de manter-se atualizado sobre as novas metodologias e enfoque que surgem para aprimorar o trabalho de liderança, mas também de questões que costumam passar ao largo e tem um peso importante.

Trazer inovação e novas ideias para dentro do time

Um líder deve estar sempre sintonizado com as novas tecnologias e conceitos em vários aspectos da vida corporativa e enriquecer a formação dos liderados para os desafios que irão se impor ao time – que são igualmente novos.

Conhecer formas de abordar e resolver problemas novos

As relações de trabalho e humanas sofrem mudanças profundas o tempo todo e que acabam criando novas questões – por exemplo, como lidar com a produtividade de colaboradores em home office. A qualificação promove o contato com vivências idênticas e as abordagens a respeito.

Competências que um líder de alta performance em 2024 deve desenvolver

São muitas as habilidades de um líder no dia a dia e muitas surgem a partir das transformações na sociedade e na vida corporativa – elas são muitas e um bom líder deve estar atento às competências que ganham relevância com elas.

Vamos falar de algumas competências de um líder de alto desempenho.

Liderança organizada

Ainda persiste uma ideia em muitas organizações de que líderes não precisam se preocupar com a organização das atividades do time, pois os liderados cuidam disso em suas atribuições. Essa ideia é equivocada e prejudica a eficiência da equipe.

A gestão do tempo e da produtividade é a base de um trabalho eficiente de liderança, a partir dele os liderados podem ser cobrados quanto aos prazos individuais e de grupo. Além disso, o líder organizado inspira através dos resultados de suas práticas.

Liderança de alta adaptabilidade

A adaptabilidade é essencial para um líder em um mundo em constante mudança na economia, na política, nas relações corporativas e sociais. A liderança positiva deve responder proativamente às novas situações, propondo caminhos e ajustando as estratégias conforme o cenário.

Liderança motivadora do desenvolvimento

Os líderes de equipe têm o papel essencial de estimular que cada liderado tenha objetivos claros de desenvolvimento profissional e pessoal, regularmente abordá-lo sobre as necessidades e monitorar as ações implementadas.

Promover treinamento corporativo online e presencial para as equipes, de acordo com necessidades individuais ou coletivas, é uma estratégia crucial para manter os funcionários motivados e aplicar as mudanças discutidas nas avaliações profissionais.

Liderança responsável

Com tantas transformações que vivemos e os grandes desafios que elas impõem à competitividade das empresas e seus times, a margem de erro aumenta. Um líder responsável deve aceitar críticas em nome do time, tirar lições da situação e reorientar a equipe para o futuro.

A responsabilidade deve se estender também à forma como lidar com ajustes individuais na equipe em função de insucessos. O feedback construtivo é um grande aliado para manter a motivação em momentos de falha.

Competência para líder de alta performance em 2024

Liderança construtiva

O respeito nas relações corporativas é um valor cada vez mais valorizado e uma das ocasiões em que ele deve ser exercitado plenamente é no feedback construtivo, ao valorizar valorizando pontos fortes e abordando pontos de melhoria de forma encorajadora.

Dessa forma, essa técnica se tornará uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional do colaborador de forma consistente e contínua.

Liderança sistêmica e criativa

A visão sistêmica é uma qualidade inerente à atuação de uma liderança, pois é preciso ter uma visão mais ampla de processos, causas e consequências no universo de trabalho da equipe para analisar as situações mais complexas de forma abrangente e precisa.

É preciso praticar a criatividade na busca de soluções e estimulá-la dentro da equipe, especialmente nas equipes de vendas que enfrentam uma diversidade cada vez maior de perfis de clientes e com as mais variadas abordagens.

Liderança empática

A empatia é um sentimento da transformação social dos novos tempos, onde cada pessoa deve ser entendida na sua individualidade e em suas dificuldades. Nada é mais identificado com a liderança positiva do que a capacidade de entender, acolher e apoiar os sentimentos dos liderados.

Um ambiente empático deve ser incentivado pelo líder e é essencial para fortalecer as relações de respeito e confiança, especialmente em organizações que valorizam a diversidade.

Uma forma sempre eficiente para desenvolver as competências e habilidades de liderança de uma forma consistente e aprofundada é através de um curso de liderança, como o oferecido pelo Tuba Lyra, com conteúdo atualizado e abrangente.

Assim, você se tornará um líder de alta competência em 2024!

Conheça o Tuba Lyra e suas soluções de desenvolvimento profissional!

Um apaixonado por vendas, pelas histórias das pessoas e por ajudá-las a crescer nas suas trajetórias profissionais e de vida. Esse é Augusto Palácio Lyra, também conhecido como Tuba Lyra.

Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em gestão empresarial e com vinte e cinco anos de experiência em treinamentos e vendas em grandes empresas no setor farmacêutico e atuando atualmente como consultor de gestão de pessoas.

Tuba Lyra está na liderança de dois grandes projetos de desenvolvimento profissional:

  • O Instituto Elemento, uma instituição de treinamentos de liderança, de vendas e de áreas operacionais de empresas, em operação desde 2013;
  • O CursoCompany.com: uma empresa que desde 2020 se dedica à produção de treinamentos e cursos online para as mais variadas áreas do conhecimento empresarial.

Temos a solução de capacitação, mentoria e reciclagem de conhecimento ideal para a sua empresa!

Tuba Lyra é autor do recém-lançado livro O Líder Perfeito, onde ele compartilha suas experiências e vivência para ajudar profissionais a desenvolver habilidades essenciais para ser um líder presente, inspirador, motivador e que guia sua equipe rumo ao sucesso!

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe, de forma consistente e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultor de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma página de valor na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.