Treinamento de liderança: 5 competências a serem trabalhadas!

O treinamento de liderança tem se tornado cada vez mais importante nas empresas como forma de ajudar profissionais e lidar com os desafios de comandar equipes e, juntos, alcançarem os melhores resultados.

Em tempos de muita concorrência em todos os mercados e da necessidade de responder com mais agilidade aos clientes imersos no mundo digital, as lideranças internas ganharam um protagonismo ainda maior no planejamento estratégico das empresas.

Elas são a linha de comunicação entre a organização com suas metas e valores e os funcionários com suas expectativas e necessidades – afinal, liderar é lidar com seres humanos que, por definição, são únicos.

O Blog do Tuba vai falar sobre o desafio da liderança e de algumas competências que são essenciais para desempenhar esse papel da melhor forma!

Quais as principais responsabilidades de um líder na empresa?

Dentre as muitas atribuições de um líder, podemos destacar algumas que dimensionam a relevância desse profissional para a organização e que vai muito além da imagem tradicional de comando.

  • Promover um ambiente saudável para todos os funcionários;
  • Mediar e resolver conflitos.
  • Distribuir e acompanhar a execução das atividades entre os funcionários;
  • Avaliar resultados individuais e de equipe;
  • Representar a equipe e suas pautas perante a organização;
  • Fornecer treinamento corporativo para capacitar e desenvolver os liderados;
  • Gerar um ambiente de trabalho estimulante para a geração e debate de ideias;
  • Promover eventos corporativos como as palestras e workshops para manter a qualificação contínua dos funcionários;
  • Atuar empaticamente nas dificuldades e anseios do liderado;
  • Estimular novas lideranças para a empresa ou a sucessão própria.

Algumas das competências de líder que precisam ser desenvolvidas

1 – Responsabilidade e capacidade de delegar

Esse é o binômio mais importante dentre as competências de um líder e começamos pela base de uma liderança bem sucedida: saber lidar com todas as responsabilidades que o cargo trará na:

  • Supervisão, avaliação e promoção dos trabalhos e desempenhos dos liderados;
  • Interlocução entre a empresa e os colaboradores sob sua liderança;
  • Representação da sua equipe diante da organização.

Além disso, é fundamental antever oportunidades e assumir riscos e erros, além de contextualizar o erro do liderado para julgamentos justos.

Por outro lado, nada pode ser mais contraproducente, para os trabalhos e para a própria imagem do líder, do que a centralização excessiva de responsabilidades. Delegar ao colaborador demonstra uma capacidade de gestão que o ajuda a enfrentar desafios e crescer.

E é essencial conciliar tantas responsabilidades de forma equilibrada com a vida pessoal.

Para isso, uma ótima ferramenta é o treinamento de gestão de tempo e produtividade, pois a qualidade de vida deve acontecer dentro e fora do trabalho para líder e liderados.

Algumas das competências de líder que precisam ser desenvolvidas

2 – Criatividade

Buscar soluções para o mercado e métodos inovadores de trabalho são condições fundamentais nos tempos atuais, com a tecnologia presente em tudo e uma concorrência maior e mais qualificada. O líder gera boas ideias e deve abrir espaço para que o time faça o mesmo.

Dessa forma, a empresa estará imersa em um ambiente estimulante, com colaboradores sempre um passo adiante, o que coloca a empresa na vanguarda do mercado.

3 – Organização

A organização certamente levou o profissional à liderança e será essencial para manter seu trabalho em alto nível, tanto nas suas responsabilidades diretas quanto na delegação de atividades dentro de um projeto ou no dia a dia.

Considerando os diferentes ESTILOS COMPORTAMENTAIS, existem pessoas mais organizadas, e outras menos organizadas, portanto o autoconhecimento é uma peça chave para o LÍDER definir as ações de desenvolvimento que contribuirão para aumentar a eficácia.

Independente do ESTILO COMPORTAMENTAL do LÍDER, é importante ter a DISCIPLINA para se organizar, e existem alguns métodos, cursos ou treinamentos que contribuem para isso.

Muitos gestores negligenciam a importância do senso de organização, que inclusive pode contribuir para a fortalecer confiança das equipes, pois estão menos envolvidos em tarefas burocráticas, mas é um erro; valorizar a organização é uma forma eficaz de acompanhar os indicadores de performance e valorizar as atuações individuais.

4 – Qualidade na comunicação e nos relacionamentos interpessoais

Uma das habilidades que mais admiramos nos grandes líderes é a capacidade de comunicar-se com a clareza e a objetividade que transmitem segurança aos liderados sobre o que deve ser feito.

A comunicação eficiente aumenta a confiança da equipe e deve ser combinada à outra competência essencial: construir relacionamentos sólidos com as pessoas, da própria equipe e de toda a empresa:

  • Respeitosos em todos os níveis hierárquicos;
  • Empáticos com as dificuldades e expectativas dos liderados;
  • Interessados no que cada funcionário tem para oferecer ao time.

Dessa forma, o líder inspirador construirá algo essencial à trajetória de todos e à própria: o ambiente onde novas lideranças se formarão.

5 – Capacidade de formar uma nova liderança

Líderes positivos são uma inspiração para os liderados crescerem nas suas carreiras, o que inclui o desejo de se tornarem líderes também. Para isso, é essencial que cada experiência com os liderados seja motivadora.

Dessa forma, as pessoas crescerão profissionalmente e se tornarão-aptas a posições de comando, permitindo ao líder planejar a própria sucessão. Esse ciclo é essencial para a empresa, gerando um ambiente de trabalho estimulante e que aponte horizontes para os colaboradores.

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Tuba Lyra é um apaixonado por vendas e gestão de pessoas, pelas histórias delas e por ajudá-las a crescer em suas trajetórias profissionais e de vida.

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe e de forma consistente e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultoria de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma história ainda mais rica na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.