Por que as empresas precisam investir na qualificação profissional e pessoal dos funcionários?

Uma realidade cada vez mais comum para um consultor de gestão de pessoas na sua relação com o mercado, não é se as empresas devem investir na qualificação profissional e pessoal dos funcionários, mas por que não está investindo!

Sabemos que, exceto para os negócios onde a educação profissional é o produto, empreendedores e gestores ainda têm muita dificuldade de estabelecer um plano de qualificação para suas equipes.

Os custos envolvidos, o melhor modelo de gestão, metodologias que obtenham os melhores níveis de aprendizado e a eficácia sobre o que cada profissional/grupo precisa são grandes desafios para as organizações.

Da mesma forma que qualificar pessoal gera benefícios – alguns que sequer são lembrados e vamos falar deles aqui – não apostar em qualificação traz prejuízos a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo: seu concorrente investe em educação corporativa.

O Blog do Tuba vai mostrar por que a sua empresa deve olhar a qualificação dos funcionários como uma estratégia fundamental para os negócios!

Quais os riscos que a sua empresa corre por não qualificar os funcionários

Os prejuízos de não investir em qualificação corporativa mais conhecidos e facilmente identificados no dia a dia são a queda na qualidade do desempenho dos colaboradores diante dos clientes e dos parceiros e fornecedores e consequentes perda de vendas e de competitividade.

Porém, não são os únicos.

Alguns são silenciosos e causam danos que a empresa pode demorar muito para perceber e sanar. Vamos analisar alguns.

Alta rotatividade de pessoal

Os funcionários se sentem valorizados quando a empresa investe capital no crescimento profissional e especialmente na preparação para assumir postos-chave, como ocorre nos programas de formação de lideranças.

Se a organização não sinalizar essa preocupação, muitos profissionais podem se sentir limitados pelas circunstâncias e buscar outros empregos, gerando alto turnover e despesas de contratação que podem ser evitados com cursos online para empresas – a tecnologia reduzindo custos.

Queda contínua na qualidade de trabalhos das equipes

A perda de clientes por falhas de qualificação da equipe de vendas – entre outros setores – pode não ser pontual, mas um processo lento de perda de ótimos profissionais e desmotivação de outros que será percebido na queda da qualidade dos produtos e serviços e na perda de negócios.

Aumento das despesas de garantia e retrabalho

Erros de execução, atrasos e posturas inadequadas diante das várias situações cotidianas no trabalho e na relação com o mercado causam despesas inesperadas – reclamações de garantia, horas extras e compras emergenciais – que vão consumir boa parte da rentabilidade do negócio.

O que a sua empresa ganha investindo na qualificação das equipes

Além dos evidentes ganhos ao evitar os riscos que mostramos anteriormente, existem benefícios de investir em treinamento corporativo online e presencial como uma política da empresa. Veja alguns.

Clima organizacional saudável e motivador

Cada vez mais, trabalhar em um ambiente saudável tem importância sobre o ânimo e a motivação dos funcionários. Em uma empresa com programa de educação corporativa, a troca de vivências favorece a criação de uma equipe de alta performance e melhora a tomada de decisões.

Melhoria da imagem da empresa no mercado

Essa é a consequência natural de um ambiente com funcionários bem qualificados que performam em nível alto, sem risco de falhas e mau atendimento: a empresa se destaca por fazer negócios com ética e usando as melhores práticas.

O que a sua empresa ganha investindo na qualificação das equipes

Preparo maior para as grandes transformações

As últimas três décadas foram as mais desafiadoras e estimulantes para os mercados pelas mudanças tecnológicas, de metodologias e modelos de negócio. Com as equipes constantemente qualificadas, a empresa supera desafios e aproveita oportunidades sem medo do novo.

Porém, é fundamental ter alguns pontos de atenção.

  • Estabelecer programas de aprendizado motivadores para funcionários atuais e estimulantes para os novos contratados, de forma a potencializar a sinergia entre eles;
  • Além de treinamentos empresariais, dos workshops corporativos e outras ferramentas de ensino, implementar o feedback construtivo e o coaching como estratégias que impulsionam a motivação e a excelência de atuação dos colaboradores.

Para que isso seja feito de uma forma estruturada e eficaz, é essencial contar com a experiência de uma empresa de treinamento e desenvolvimento como Tuba Lyra para estudar todas as possibilidades e fazer as melhores escolhas de educação corporativa.

Maior atratividade para novos talentos

Se o baixo investimento em qualificação corporativa provoca a alta rotatividade nas empresas, com perdas de ótimos profissionais, um programa de educação empresarial, de palestras corporativas a treinamentos in-company melhora a imagem da empresa como empregadora.

Com funcionários mais confiantes no desempenho e mais perspectivas de crescimento, a organização atrai o olhar de mais profissionais – é o conhecido lema do bom lugar para trabalhar e fazer negócios.

Conheça o Tuba Lyra e suas soluções de desenvolvimento profissional!

Um apaixonado por vendas, pelas histórias das pessoas e por ajudá-las a crescer nas suas trajetórias profissionais e de vida. Esse é Augusto Palácio Lyra, também conhecido como Tuba Lyra.

Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em gestão empresarial e com vinte e cinco anos de experiência em treinamentos e vendas em grandes empresas no setor farmacêutico e atuando atualmente como consultor de gestão de pessoas.

Tuba Lyra está na liderança de dois grandes projetos de desenvolvimento profissional:

  • O Instituto Elemento, uma instituição de treinamentos de liderança, de vendas e de áreas operacionais de empresas, em operação desde 2013;
  • O CursoCompany.com: uma empresa que desde 2020 se dedica à produção de treinamentos e cursos online para as mais variadas áreas do conhecimento empresarial.

Temos a solução de capacitação, mentoria e reciclagem de conhecimento ideal para a sua empresa!

Tuba Lyra é autor do recém-lançado livro O Líder Perfeito, onde ele compartilha suas experiências e vivência para ajudar profissionais a desenvolver habilidades essenciais para ser um líder presente, inspirador, motivador e que guia sua equipe rumo ao sucesso!

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe, de forma consistente e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultor de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma página de valor na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.