Os pontos de atenção para promover um novo líder de equipe?

Estar atendo aos quatro cantos da empresa e a todos os colaboradores é função sine qua non do setor de RH. Contudo, quando se almeja reter talentos, o Gestor de Pessoas deve dobrar a atenção.

Tem mais, entre conseguir diminuir o turnover e manter um time motivado – que de fato “vista a camisa” da empresa com satisfação plena – há um longo e cuidadoso caminho a ser seguido pelo departamento de recursos humanos.

E assim, por esse e por outros motivos, é esta jornada que iremos percorrer neste artigo. Aqui você, gestor de pessoas, vai encontrar os principais pontos que devem ser considerados quando se deseja promover – com assertividade – um novo líder.

Siga lendo, você e sua equipe, vão se encantar!

3 Pontos de atenção que o Gestor de Pessoas deve utilizar para promover novo Líder de Equipe

É certo que promoção é sempre um motivo de alegria, não somente para o setor de RH – que realiza e comunica o fato – como também para o funcionário envolvido, mas acima de tudo para toda a empresa.

Promover pessoas é uma das funções mais importantes que o RH de uma empresa pode executar. E para ser realizada com êxito, o processo tem que ser claro e transparente, assim não haverá amarras nem mal entendidos entre os empregadores e funcionários.

A promoção eleva a autoestima do novo líder de equipe, que por sua vez motiva todos os membros do time, resultando no alcance das metas planejadas e no aumento da produtividade.

Então, que tal partirmos para o primeiro ponto?

Entenda as funções inerentes ao cargo

Como esse é um processo de análise que demanda tempo e pesquisa, o gestor deve passar por todos os departamentos da organização, a fim de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do colaborador que está propenso à promoção de líder de equipe.

Tanto as hard quanto as soft skills passam por estudo de compatibilidade pelo setor de RH. O gestor de pessoas tem que perceber se as habilidades que o colaborador possui são necessárias à função e qual o grau da importância delas para execução das tarefas.

É importante salientar que cada caso deve ser visto com muito zelo. Lembre-se, que apesar do objetivo final ser a promoção, cada caso tem um caminho diferente.

Então, para que as habilidades dos novos líderes sejam desenvolvidas plenamente, é importante que a empresa promova cursos e palestras, com o propósito de formar líderes engajados e inspirados a construir uma equipe com alta performance.

Para isso, a contratação de um palestrante/facilitador tem que ser cuidadosa e atenta, pois sabemos que a missão do líder de equipe é cada vez mais complexa em um mundo hiperconectado e com grandes desafios.

Ter uma boa descrição de cargos (job description) e muito bem definida as competências necessárias para desenvolver a função (conhecimentos, habilidades, atitudes esperadas e valores) é fundamental para definir um bom programa de plano de sucessão e PREPARAR OS FUTUROS LÍDERES.

Funcionário engajado

O Funcionário é Engajado?

Certifique-se que aqueles funcionários candidatos à promoção sejam engajados com a empresa.

Não adianta ter somente motivação, eles precisam estar, realmente, conectados com toda a empresa. O olhar tem que ser macro, sempre com atitudes que beneficiem toda a organização.

O líder de equipe deve ter atitudes que levem a empresa ao sucesso, tem que demonstrar que gosta do que faz – com paixão e determinação. E acima de tudo que aceita e acredita na missão, visão e nos valores da empresa, ou seja, o funcionário, ou colaborador, deve transpirar a cultura da organização.

Portanto, é importante que o RH promova ações de engajamento, a fim de que colaboradores se sintam motivados e satisfeitos cada vez mais com a organização.

E uma das principais ações de engajamento é a capacitação. Através de treinamentos in company online o colaborador se atualiza e percebe que está sendo valorizado pela corporação – pontos que quando somados com o próximo conteúdo a ser visto, resultam em motivação e alegria.

Siga lendo, e perceba como o tópico seguinte é essencial para o destaque da promoção.

Plano de Carreira bem Estruturado

Sim, com um plano de carreira bem-planejado, os colaboradores se mantêm engajados, com desejo de vencer etapas e alcançar metas determinadas pela empresa. Quando o plano é bem definido e estruturado, estimula o novo líder de equipe a trabalhar satisfeito, pensando no crescimento da empresa.

Ao considerar o plano de carreira, é imprescindível que o gestor de pessoas dialogue com os pretendentes à promoção de líder de equipe, a fim de possibilitar o crescimento profissional e pessoal.

Contudo, vale salientar que novos desafios, responsabilidades e tarefas só serão bem executadas e alcançadas quando se realiza workshops e palestras, a fim de agregar conhecimentos profissionais e pessoais.

O autodesenvolvimento, além de elevar a autoestima, aumenta o desempenho do líder e do seu time.

Deu para perceber que os três pontos acima são fundamentais para que novos líderes sejam “descobertos” pelo RH?

E vale salientar, que novas contratações só trazem mais despesas para a empresa. Logo, ao reter talentos, você conta com uma equipe bem mais engajada e comprometida com os clientes internos e externos.

Como pode perceber, não é uma tarefa simples para o RH promover líderes de equipes. Requer, além de grande percepção diária, treinamento e workshops técnicos e motivacionais para que a promoção seja pleno de sucesso.

Assim, é fundamental contar com informações e metodologias qualificadas e inovadoras que conte com um palestrante que estimule os colaboradores às mudanças.

Por isso, convido você a conhecer o CursoCompany.com 4.3 que visa ajudar a desenvolver novas habilidades, observando o que precisa ser administrado, além de investir no desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de alcançar resultados superiores nas relações interpessoais e na carreira.

Entre em contato conosco, temos o treinamento certo para o futuro líder de equipe!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.