Liderança e gestão de pessoas: qual é a importância para um negócio?

Liderança e Gestão de Pessoas são duas funções extremamente importantes para que sua empresa funcione de forma estruturada e organizada. Mas elas são a mesma coisa? Não!

Elas se completam e ao trabalharem juntas, com parceria e cumplicidade, a corporação e os colaboradores só têm a ganhar! Veja a importância desses dois departamentos, que quando bem executados, resultam em uma integração ímpar!

Com o fortalecimento de ambas áreas a sua empresa só tem a ganhar! O crescimento e o desenvolvimento serão constantes! Veja abaixo os principais pontos dessa importante combinação!

Diferença entre Liderança e Gestão de Pessoas

Ser líder é conseguir inspirar, motivar e orientar o time, para executar uma tarefa da melhor maneira possível, no prazo estabelecido.

Apesar de compartilhar responsabilidades de chefia ou de um gerente, o líder acumula ainda mais funções.

Ao desenvolver habilidades como: comunicação eficiente e clara, tomar decisões, ter empatia e ser resiliente, é o líder que coordena a equipe, orientando e motivando cada membro.

Com sua visão estratégica de negócio, o líder deve ser o elo entre a empresa e os colaboradores.

Já o Gestor de Pessoas, têm funções e características diferenciadas, confere comigo!

Gerir é o processo de administrar, planejar, organizar e coordenar.

E engloba: tomar decisões estratégicas e táticas, estabelecer metas e prioridades, gerenciar pessoas, processos e monitorar o desempenho para garantir que as metas sejam alcançadas de maneira eficiente e eficaz.

Controlando os recursos, sejam eles humanos, financeiros e materiais, o gestor precisa atingir objetivos específicos da empresa.

Vale ressaltar, que uma gestão bem conduzida é essencial para o sucesso de qualquer corporação. Pois, ajuda a garantir que os recursos estejam sendo utilizados da melhor maneira possível para atingir os objetivos almejados.

Percebeu como ambos cargos se completam?

Se a corporação pretende ter sucesso, os cargos de líder e gestor de pessoas terão que interagir e funcionar em perfeita harmonia.

Por que ter líderes e gestores de alta performance é tão importante para o negócio?

Por que ter líderes e gestores de alta performance é tão importante para o negócio?

Se você deseja que sua empresa prospere, garantindo que seus líderes e seu gestor de pessoal consigam gerir seu negócio como se fosse você, invista em treinamento!

Pois, a tarefa deles é complexa!

Eles têm a função de liderar e gerir colaboradores que alcancem metas e os objetivos traçados no planejamento estratégico, garantindo o sucesso e a sustentabilidade da empresa.

Mas como fazer isso no dia a dia? Vem e confere comigo!

Orientação estratégica

A liderança e a gestão de pessoas têm que passar por um treinamento, a fim de desenvolver uma visão estratégica.

Divulgar a visão, missão e valores da empresa é primordial a fim de que toda equipe entenda o porquê da corporação, com uma comunicação única.

Por isso, cabe ao líder auxiliar a elaborar um plano de negócios com seu time.

Vale ressaltar que o líder deve guiar, direcionar e motivar a equipe para que o plano seja sólido e possível de realização.

Decisões Assertivas e Eficazes

Tomar decisões corporativas, que sejam assertivas e que correspondam com a missão e visão da empresa não é uma tarefa fácil.

Portanto, os líderes e gestores têm que passar por um treinamento a fim de desenvolver habilidades para analisar dados e informações, avaliar os riscos e decidir rapidamente, buscando sempre beneficiar a empresa.

Liderando e gerindo equipes

Guiar, orientar e motivar funcionários a executarem atividades que resultem no alcance do objetivo geral da empresa, é função tanto do líder quanto do gestor.

Para tanto, é interessante que eles passem por capacitação, seja por palestras ou workshops, a fim de realizar suas missões de maneira segura e acertada.

As habilidades e competências não terminam por aí!

Lembre que toda empresa precisa ter zelo com a saúde financeira, a fim de que não haja percalços no meio do caminho. Veja a seguir!

Gerenciamento Financeiro

Gerenciar finanças não é uma tarefa simples, portanto, é interessante que tanto o gestor de pessoas quanto o líder passe por uma qualificação a fim de desenvolver habilidades no que concerne o item finanças.

Ambos precisam garantir que estão operando de maneira eficiente, e que sua equipe, de alta performance, vai trabalhar, sob a orientação deles, para operar sempre na lucratividade e sustentabilidade.

Flexibilidade e Adaptabilidade

Devido às constantes oscilações econômicas, é importante que tanto os líderes quanto os gestores de pessoas desenvolvam técnicas para alcançar a flexibilidade e adaptabilidade.

Ambas são necessárias às mudanças de mercado e outras alterações externas, a fim de manter a empresa competitiva.

Bem, após os pontos exibidos acima, acho que deu para compreender o quanto líderes e o gestor de pessoas precisam ter seus conhecimentos e informações atualizadas, passando por treinamentos constantes e participativos.

Pois, são eles que ajudam a empresa a conquistar seus objetivos de longo prazo, gerenciar suas finanças com eficiência, e manter uma equipe de alta performance – sempre motivada e engajada!

Se almeja que sua empresa tenha sucesso, desenvolvendo de forma saudável e sustentável, invista em treinamento para seus líderes e gestores.Entre em contato comigo, posso te ajudar a realizar seu sonho: ter uma empresa próspera, com colaboradores motivados, satisfeitos e ávidos por alcançar metas com alto desempenho!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.