Como melhorar o seu Workshop e transformar a sua equipe!

Se você é um empreendedor antenado, com certeza promove, de forma contínua, treinamentos para suas equipes de vendas, comercial, marketing e recursos humanos.

Com o objetivo maior de motivar, tais capacitações podem ser em diversos formatos (palestras, cursos e/ou workshops).

Hoje vamos nos aprofundar um pouco mais na modalidade Workshop, certo?

Pois é, já imaginou se, ao final de um workshop, sua equipe ainda assim permanecer  desmotivada? Com metas ainda a alcançar e sem conhecimentos novos?

Poxa… com certeza você não vai querer isso! Logo, convido você a ler este artigo.

No final da leitura você vai compreender como realizar um workshop dinâmico, arrojado e participativo.

E, mais, após a oficina seus colaboradores passarão por um processo transformador e inesquecível, pode acreditar!

Você vai se surpreender!

O que é Workshop?

É um encontro, em formato de oficina, com poucas pessoas – a intenção é que haja interação e participação ativa.

Um workshop bem dirigido, contribui para potencializar o desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal dos funcionários.

O workshop se destaca por possuir características próprias, como:

  • explanação de um tema específico;
  • o instrutor ao expor conhecimentos teóricos e práticos, motiva a equipe a explorar o assunto e aplicar na prática;
  • com a participação ativa do grupo, há troca de informações, experiências e conhecimentos.

Assim, aprender, questionar e desenvolver habilidades relacionadas ao assunto é uma tríade que se destaca nesta capacitação.

Mas, como melhorar esta atividade, para que a equipe se sinta gratificada por fazer parte de sua empresa, trabalhando com mais afinco, força e vontade de vencer?

Antes de qualquer coisa, é importante que o RH da sua empresa perceba e analise como pode aperfeiçoar a execução do workshop, obtendo resultados positivos.

Para isso, é importante contratar um gestor de pessoas que entenda não somente a definição dessa atividade, mas também de todo processo de criação e realização que o RH ou treinamento elaborou!

Logo, o primeiro a fazer é contratar o profissional certo!

Melhore seu Workshop, contratando o profissional que faça a diferença!

Nada adianta se sua empresa realiza workshops anualmente, para equipes diversas, e seu RH ou treinamento não contrata o palestrante mais indicado, para cada nicho e ação proposta.

Com o domínio de assunto, por parte do instrutor, o workshop terá sucesso se ministrado com segurança, determinação e zelo. E se bem exposta, a oficina será relembrada e aplicada na rotina da equipe treinada.

E mais, o instrutor tem que se expressar de maneira própria à equipe, conhecendo a linguagem e termos técnicos corretos para poder se comunicar com fluidez. Aliás, essa é uma importante habilidade que se somada à didática vai agregar muito valor à atividade.

Mas não para por aí!

Hoje em dia, com o excesso de informações através do mundo virtual, o palestrante tem que prender a atenção dos participantes.

Portanto, tem que ter um formato inovador e levar à oficina novas técnicas do assunto em questão, que justifique-se reunir presencialmente, ou tornar os workshops virtuais mais interativos e participativos!

Melhore seu Workshop, contratando o profissional que faça a diferença

Equipe motivada e capacitada é equipe transformada!

Como deu para perceber, montar um workshop não é somente ter um assunto, colocar em pauta e contratar uma pessoa para explaná-lo.

É preciso muito mais.

É certo que para todo evento corporativo, os assuntos devem ter uma grade organizada seguindo uma cronologia. E com o workshop não é diferente.

Normalmente, com duração de quatro a oito horas, mas podendo ser mais curtos ou durar dias, o workshop deve ser ministrado de maneira dinâmica, inclusiva e com conteúdo sequencial; devendo despertar à equipe a curiosidade de buscar cada vez mais conhecimentos, tanto teórico quanto prático e co-criar soluções para um determinado assunto previamente definido.

Quando o grupo, através da oficina, agrega informações e experiências, o sentimento de pertencimento à empresa é despertado. E logo em seguida, a motivação e o empoderamento!

Resultando, assim, uma equipe unida, proativa e concisa!

Mas os resultados não são somente do grupo. Um bom instrutor provoca uma transformação interna de cada participante.

O autoconhecimento deve ser abordado, por dinâmicas apropriadas. E com isso, as percepções da realidade do colaborador poderão ser alteradas.

Pontos acima poderão levar o colaborador a reparar erros cometidos, ter novas ideias e se tornar mais flexível e sensível com situações adversas.

Tais transformações, sejam pessoais ou em grupo, aumentam a participação ativa dos colaboradores na empresa, resultando em aumento da produtividade!

Outro aspecto transformador que o workshop proporciona é o networking.

Com o dia a dia corrido do trabalho não há tempo para um bate-papo com um colega, que na maioria das vezes senta do nosso lado. Restando somente tempo para uma comunicação virtual – seja por e-mail ou WhatsApp.

Esse encontro, através dos trabalhos de grupo e dinâmicas, permite a troca de ideias, informações e conhecimentos (tanto âmbito pessoal como profissional)  e isto é renovador e revigorante!

Causando ainda mais uma motivação, não só à equipe, mas também a cada funcionário.

Um workshop bem ministrado leva sua equipe ao ápice. Sua empresa só tem a ganhar!

Mas, caso ainda esteja com algumas dúvidas, entre em contato comigo. Vendas e gestão de pessoas são minhas duas paixões, sendo assim, tenho certeza que poderei te ajudar.

Alta performance, motivação, assertividade, determinação, proatividade e dinamismo são pontos determinantes nos workshops ministrados por mim!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.