Gestão de pessoas para empresas: Conheça sua importância!

Por que uma boa Gestão de Pessoas leva a empresa ao sucesso?

Essa é uma questão que todo gestor de negócios deve refletir bastante.

É importante lembrar que quando uma organização tem um plano de desenvolvimento de competências  bem estruturado, a equipe é diferenciada – os colaboradores exercem funções com determinação, motivação, eficiência e alegria!

E qual o benefício que isso traz para o empreendedor? Melhores resultados, alavancando positivamente o negócio!

Confira neste artigo a importância do investimento na Gestão de Pessoas a fim de formar uma equipe de alta performance!

O que é Gestão de Pessoas?

Gestão de Pessoas é cuidar dos colaboradores do time, ou de uma empresa.

Tem como propósito principal, alinhar práticas e comportamentos organizacionais diante um planejamento com metas e objetivos bem definidos.

Os gestores empresariais têm a missão de equilibrar o ambiente de trabalho, a fim de que tanto a equipe, quanto os líderes se sintam motivados e em sintonia a fim de trabalharem de maneira harmônica.

Assim, a Gestão de Pessoas vai muito além do trabalho, ela passa pela qualidade de vida e alegria dos colaboradores.

As vantagens de uma gestão comprometida com os funcionários e com a empresa, geram respostas que impactam na produtividade e nos lucros.

Veja abaixo as principais vantagens ao gerir pessoas positivamente.

03 benefícios quando se tem uma boa Gestão de Pessoas 

03 benefícios quando se tem uma boa Gestão de Pessoas

O que acontece quando o setor de RH trabalha intensa e estrategicamente na gestão de pessoas?

Equilíbrio, harmonia, alinhamento, motivação e alegria, confira abaixo!

1- Se destacando no segmento

Sair à frente dos concorrentes só é possível quando se tem um ambiente organizacional bem estruturado e apoio dos líderes.

E somente a partir daí se consegue bons resultados, alcançando as metas e os objetivos estabelecidos no planejamento.

2- Bom Clima Organizacional

Um conflito gerado por um setor, causa instabilidade em toda organização.  Ocasionando grandes perdas, às vezes irrecuperáveis.

Portanto, trabalhar com uma comunicação eficiente e equipe satisfeita, resulta em harmonia e equilíbrio organizacional.

Ao ouvir as opiniões dos colaboradores, através de pesquisas de satisfação interna, o RH tem mais chances de acertar nas suas estratégias de treinamento.

O clima organizacional de uma empresa será a resultante da somatória do comportamento de cada indivíduo que nela trabalha.

3- Turnover Zero

O sonho de um gestor de pessoas é formar uma equipe de alto desempenho e permanecer com ela o maior tempo possível.

Cada colaborador, com suas atividades determinadas, tem sua missão e suas metas, que devem ser cumpridas nos prazos estipulados, a fim de que o objetivo principal seja alcançado no tempo previsto.

Manter o funcionário motivado e oferecer bem-estar, segurança no trabalho e capacitação, evita o turnover, e aumenta a descoberta de talentos!

Alguns empresários têm receio de investir na capacitação da equipe, e perder o funcionário para outra empresa, então prefere não investir em programas de desenvolvimento de competências, porém os potenciais ganhos que a empresa tem com um time capacitado, supera às potenciais perdas que terá quando um funcionário bem capacitado optar por deixar a empresa.

Ao oferecer conforto e estabilidade aos funcionários, a empresa gera confiança de empregabilidade!

Percebeu como uma gestão de pessoas eficiente e comprometida com a missão e visão da empresa, proporciona resultados positivos?

Mas para que o setor de RH trabalhe de maneira mais estruturada, o gestor se baseia em  05 pilares, veja abaixo.

Conheça os 5 Pilares da Gestão de Pessoas

1- Motivação

Não é à toa que este é primeiro a ser definido! Por mais tecnológica e automatizada que seja a organização, o colaborador é uma peça fundamental para o sucesso e crescimento dela.

Portanto, cuidar dele é zelar pela sua empresa. Mas, nada adianta ter funcionários insatisfeitos, que não solucionem problemas e não atinjam as metas propostas em cada um dos projetos.

Motivá-los é crucial!

Através de palestras e workshops, você além de ampliar conhecimento teórico e prático,  eleva a autoestima dos seus colaboradores, gerando um ambiente que estimula a motivação e alegria no trabalho.

2- Comunicação Interna

A comunicação interna de qualquer empresa precisa ser alinhada com a missão e visão da empresa.

As informações têm que circular de maneira clara e transparente e ser linear para toda organização.

Uma boa Gestão de Pessoas leva a comunicação aos quatro cantos da empresa, utilizando canais de fácil acesso tanto para passar quanto para receber informações.

Todos os níveis de líderes da empresa devem ser exemplos quanto aos comportamentos, devem prezar por uma comunicação transparente e respeitar os aspectos de confidencialidade de informações.

As comunicações informais, conhecidas em muitas empresas por rádio peão, representam uma perda de produtividade para o sistema, pois os funcionários gastam tempo para falar sobre situações que não vão resolver, exceto num determinado fórum.

Um clima de confiança e abertura para as pessoas fazerem os questionamentos, contribui para a comunicação transparente e respeitosa, que aumenta a possibilidade de obter sugestões e opiniões que podem ser consideradas para definir a melhor estratégia e aumentar o comprometimento do time.

3- Trabalho em equipe

Esse terceiro pilar, quando unido aos dois acima, têm uma força muito maior.

Trabalhar em equipe com uma comunicação interna alinhada a todos os setores da empresa eleva a satisfação do funcionário e contribui para aumentar o comprometimento das pessoas que se responsabilizam pelas suas atribuições e quando executam com excelência gera melhores resultados..

A equipe trabalha com sinergia. Metas e objetivos individuais estão alinhados às prioridades da equipe e empresa, as  tarefas são executadas com união e alta performance.

4- Desenvolvimento de competência

O melhor caminho para alinhar o propósito da cultura organizacional por todos os setores da empresa, é desenvolver estratégias de treinamento na gestão de pessoas.

As competências são compostas por: conhecimento (o que sabemos), habilidades (o que sabemos fazer) e atitude (o que queremos fazer).

Agir de acordo com os valores da empresa é fundamental para preservar uma cultura alinhada com a estratégia definida, portanto tão importante quanto o que se faz, é a forma como se faz.

Com palestras, workshops e cursos, executados constantemente os colaboradores terão suas habilidades técnicas e comportamentais aprimoradas.

5- Treinamento

Capacitar eleva não só a qualidade como também a eficiência. Através das palestras, workshops e cursos os colaboradores aumentam o conhecimento teórico e prático.

Sem falar que estarão sempre prontos às adversidades que poderão acontecer interna e externamente.

Além de elevar a qualidade de produção e aumentar a lucratividade da empresa!

Ao trabalhar com os cinco pilares, você terá uma empresa em constante evolução.

E, para que isso aconteça de forma fluida, entre em contato comigo.  Vamos estimular as Ideias, avaliar o Impacto e suas Implicações, perceber as Inovações/Imitações, ter capacidade de Investimento e Implementar o plano, tornando a missão possível!!

Além de oferecer palestras customizadas e workshops com tecnologia de ponta, tenho uma metodologia desenvolvida que contribuirá para o seu sucesso: O Método 007 – A Missão é Possível!

Um projeto onde sua empresa escolhe um desafio a ser superado, e nós conduziremos o workshop para chegar no plano de ação.

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.