Como estabelecer metas e objetivos para 2023 para o seu time?

Planejar é uma ação que todo empreendedor tem que executar cuidadosamente.

Antes mesmo do final do ano, muitas empresas já traçaram seu planejamento estratégico para 2023, e com ele metas e objetivos foram determinadas.

Cada equipe, seja de produção, vendas, marketing ou comercial, tem que seguir as metas e os objetivos gerais da empresa. Contudo, todos os setores têm suas próprias metas e objetivos.

Mas, como estabelecê-los? E, como alcançar uma meta no prazo estipulado, para chegar ao objetivo no momento certo?

Tais questões poderão ser compreendidas no decorrer deste artigo. Confira abaixo o que preparamos para esclarecer suas dúvidas.

1- Definindo Metas e Objetivos

O entendimento conceitual de metas e objetivos facilita o traçado que seu time terá para  cada um deles, estipulando prazos e dividindo tarefas.

Metas são pequenas tarefas executadas ao longo do caminho para chegar ao objetivo; que por sua vez, é o alvo desejado e estabelecido com cumprimento de metas.

Os objetivos podem ter prazos curto, médio e longo.

Considera-se curto prazo, aqueles objetivos alcançáveis no período de dois anos; já médio prazo, a conquista estará entre dois a cinco anos, mas quando falamos de longo prazo, somente depois de cinco anos.

Cabe ao empreendedor, ao elaborar o plano estratégico, estabelecer as metas e os objetivos gerais da corporação.

Após definidos, cada equipe tem suas próprias metas e objetivos a serem desenvolvidos, a fim de chegar ao alvo geral da empresa.

Mas como estabelecer as metas e os objetivos? Quais estratégias serão traçadas e projetadas?

Uma das respostas é: trabalhando de forma unificada, com concentração de esforços para alcançar o objetivo final.

Vale lembrar que o planejamento evita o desperdício e impede que o time execute atividades de maneira impulsiva e desorganizada.

Planejando, é que o time se entende

2- Planejando, é que o time se entende

Se você elaborou o planejamento estratégico de 2023, sabe exatamente onde e como deseja chegar com seu time, certo?

Portanto, sua equipe sabe qual o propósito da sua empresa e qual o objetivo macro que quer alcançar.

Contudo, para direcionar seu time assertivamente, esclareça os três pontos abaixo:

  • A intenção da empresa – o que vai ser oferecido ao mercado.
  • Especifique o público-alvo – quanto mais detalhada a persona, melhor!
  • Diferencial do negócio (vantagem competitiva).

As respostas irão nortear o trabalho de cada equipe em prol do objetivo comum. Para isso, deve ser estabelecido metas, com resultados previstos no plano de negócios.

Para tanto, existe um método que pode ser aplicado para auxiliar a equipe no que diz respeito ao alcance real das metas trabalhadas, essa metodologia se chama: SMART.

E ela reúne:

S – Specific ou Específica

A fim de que o entendimento da meta seja claro e bem definido, é preciso que todos os colaboradores envolvidos no processo, tenham uma visão transparente e objetiva.

O ponto crucial é quando se sabe o que se pretende alcançar.

M – Measurable ou Mensurável

Importante acompanhar o desempenho da meta.

Portanto, ao descrever as metas, cada colaborador deve estabelecer os indicadores de performance que serão utilizados para mensurar como está o resultado realizado em comparação ao planejado.

E assim, a meta será mensurável!

A – Achievable ou Alcançável

Os desafios são grandes ao estabelecer metas e objetivos, no entanto, não é por isso que o seu time vai desistir de cumpri-los. Sair da zona de conforto faz parte do crescimento profissional.

Uma equipe determinada, de alta performance, vai abrir caminhos para alcançar as metas e objetivos determinados pelo gestor, bem como as metas individuais que podem ser até mais ousadas.

Uma boa capacidade analítica e entendimento dos fatores que podem impactar na performance é fundamental para estabelecer metas atingíveis.

R – Relevante

Em algumas literaturas, o R da metodologia SMART é descrito como Realista, e em alguns artigos o R é tratado como RELEVANTE, termo esse que considero mais adequado para ser aplicado numa definição de metas.

Uma meta relevante pode causar impacto significativo para a pessoa, departamento, empresa ou sistema no qual a empresa está inserida.

O Gestor de Pessoas conhecer bem seus colaboradores é importante para ajudá-los a adotar um mindset de desenvolvimento, removendo as crenças limitantes que podem comprometer a definição de metas relevantes.

Só assim você saberá se o time estará apto a executar as tarefas estabelecidas para chegar às metas e aos objetivos especificados no plano.

T – Timely ou Temporal

Cada meta e objetivo tem seu prazo, portanto o plano de ação deve conter no mínimo “o que fazer, como fazer, quando fazer e quem fará” para atingir os objetivos!

Conheça as habilidades técnicas e comportamentais de seu time.

Para cada meta estipulada existe uma forma de trabalho.

Assim, se faz necessário que o Gestor de Pessoas interfira na escolha dos colaboradores para formar o time para cada processo a ser executado.

3- Como realizar metas e objetivos no prazo estipulado

Para que se cumpram as metas e os objetivos nos prazos estipulados, é importante contar com uma equipe de alto desempenho.

E para isso o Gestor de Pessoas tem que entrar em ação.

Porém, a fim de que as demandas sejam executadas na sua íntegra, incluindo prazo, a equipe tem que estar bem alinhada.

E, para que isso aconteça, é importante que o RH, através de um palestrante / instrutor facilitador especialista, promova um workshop com inovações no segmento.

Vale lembrar que treinamentos in-company são muito bem-vindos.

Ao capacitar os colaboradores, o palestrante / instrutor facilitador provoca a participação ativa do time, estabelece um vínculo maior com os envolvidos no processo e elabora o curso – pensando no aumento de conhecimento prático e teórico para aumentar a performance.

Todos os itens acima motivam demasiadamente os funcionários, contribuindo para a eficácia na execução e soluções das tarefas, consequentemente, aumento da produção e na lucratividade.

Ao treinar os colaboradores, a empresa ganha exponencialmente. Porém, se após a leitura deste artigo, você ainda tiver dúvidas de como estabelecer metas e objetivos ao seu time, conte comigo.

Comece o ano de maneira tranquila, e desfrute do potencial da sua equipe!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.