Qual a importância de uma boa gestão de equipe?

Não há quem possa negar o quão importante é a boa gestão de equipe dentro de uma empresa. É um aspecto que deveria estar no DNA de todas as organizações, da mesma forma que está em uma consultoria de gestão de pessoas como o Tuba Lyra.

Uma equipe bem gerida envolve muito tempo de maturação e investimentos em qualificação para competências de liderança que vão além de monitorar e avaliar resultados individuais e de grupo, gerenciar cronogramas e administrar o ambiente.

Cada equipe é um organismo vivo e único na empresa, funcionando em um sistema de engrenagens próprio, o que confere à boa gestão uma responsabilidade ainda maior.

O Blog do Tuba vai falar sobre a importância de uma gestão eficiente de equipe para obter os melhores resultados!

Gestão de equipe e gestão de pessoas são a mesma coisa?

À primeira vista, percebemos claramente as diferenças entre gestão de pessoas e gestão de equipe, porém existem dúvidas sobre o papel de cada uma na empresa, como e se uma interfere na outra.

O que é gestão de equipe?

Gestão de equipe é o conjunto de ações, métodos e decisões voltadas a liderar e supervisionar um grupo de pessoas que trabalham juntas em busca de um objetivo comum e segmentado dentro da organização.

Esse trabalho envolve uma série de responsabilidades, dentre as quais estão:

  • Propagar as normas e os valores corporativos;
  • Definir metas individuais e de grupo;
  • Definir processos e procedimentos;
  • Estabelecer metas, definir papéis e responsabilidades individuais;
  • Resolver conflitos;
  • Acompanhar, medir e dar feedbacks positivos;
  • Estimular e motivar os funcionários;
  • Promover a qualificação contínua através de treinamento corporativo.

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias corporativas de recrutamento e seleção, motivação, treinamento, desenvolvimento e retenção dos colaboradores, objetivando um clima organizacional harmonioso, promover a diversidade e a inclusão e desenvolver programas de reconhecimento.

Podemos dizer que são gestões complementares e que gerir equipes depende muito das definições da empresa sobre como ela quer gerir pessoas, em um conceito mais amplo.

Como um chefe ruim pode afetar a sua empresa?

Qual a importância do líder em uma boa gestão de equipe?

O líder desempenha um papel central no gerenciamento de uma equipe e não apenas por atuar em uma posição de comando, mas pelos efeitos de suas ações no humor e nos resultados da equipe.

A capacidade de liderança exerce um impacto significativo na performance dos liderados, pelo conhecimento profundo das rotinas, pela competência técnica para administrar os trabalhos e pela postura de líder que inspira e motiva.

Gestão de equipe Tuba Lyra

Quais as principais responsabilidades da liderança na gestão eficaz?

  • O líder orienta claramente as pessoas sobre metas e objetivos, expectativas de desempenho, a importância e o propósito individual do trabalho e a dimensão dos resultados da equipe para a organização;
  • O líder motiva sua equipe, reconhece as conquistas individuais, gera feedbacks construtivos e tem empatia com as dificuldades dos liderados. Com isso, ele reforça o espírito de grupo e aumenta o comprometimento de todos com os objetivos da equipe e da organização;
  • O líder estimula habilidades e talentos em um ambiente de contínuo aprendizado e oferece oportunidades de desenvolvimento aos liderados para assumir responsabilidades maiores e crescer na empresa;

Para desenvolver essas e outras responsabilidades, é preciso investir em treinamento de liderança, onde o profissional terá contato com todas as competências e habilidades necessárias e desenvolverá uma liderança construtiva, com amplas chances de sucesso.

Qual a importância de uma gestão de equipe eficaz?

A gestão eficaz de equipe representa um papel essencial para motivar, engajar e tornar os liderados mais produtivos. Veja alguns motivos para investir na boa gestão.

Elevar o nível de qualificação e de desempenho

Pessoas estão em contínuo processo de aprendizado, seja para aperfeiçoar o desempenho na função atual ou para assumir uma posição superior. Os programas de desenvolvimento permitem que elas elevem os conhecimentos, entreguem resultados cada vez melhores e se sintam estimulados a almejar novos desafios na empresa.

Criar um ambiente de trabalho saudável

A gestão positiva de equipe, com suas ações voltadas ao reconhecimento e ao desenvolvimento e a postura empática a cada funcionário, promove um clima de respeito e colaboração mútua, gerando um ciclo virtuoso que envolve satisfação profissional e melhoria dos resultados.

Reter talentos com mais eficiência

Em um ambiente confortável e estimulante para os colaboradores, o turnover é menor e isso traz uma série de pontos positivos, entre eles:

  • Preservar a fluidez dos trabalhos;
  • Alcançar metas individuais e de equipe mais arrojadas;
  • Reforçar a sinergia entre os colaboradores;
  • Economizar com custos de contratação de novos funcionários.

Estimular a proatividade e a criatividade

Uma equipe satisfeita, engajada e mais comprometida com os resultados tende a ser mais criativa na busca de soluções para as questões do dia a dia. O bom gestor estimula as novas ideias e o principal: sem julgamentos.

O importante é estimular a postura proativa diante dos desafios, que eleva o nível das discussões e a qualidade das soluções, além de provocar o maior envolvimento de todos para a execução.

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Tuba Lyra é um apaixonado por vendas e gestão de pessoas, pelas histórias delas e por ajudá-las a crescer em suas trajetórias profissionais e de vida.

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe e de forma consistente e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultoria de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma história ainda mais rica na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.