A importância de oferecer Feedback Positivo e Negativo!

A origem da palavra Feedback é inglesa, e, quando traduzida para o português, significa: retroalimentação, retorno referente a uma ação ou comentário.

Então, se você é um gestor de pessoal ou um líder, faz uso com sua equipe dessa ferramenta.

Ela auxilia tanto aos funcionários quanto aos gestores, pois:

  • Na posição de colaborador – obter resultados, do seu dia a dia e das suas demais atuações, é crucial para alcançar a alta performance;
  • Já você como líder, ao utilizá-la, a sua principal função é melhorar o desempenho da equipe e dos membros.

Preparei este artigo para que você, enquanto líder, tenha a clareza da importância de ofertar aos funcionários o feedback, seja ele positivo ou negativo.

Tenha a certeza que você e seu time terão resultados excelentes após essa leitura!

O que é Feedback?

Feedback é uma ferramenta de comunicação e gestão, que se baseia na avaliação dos resultados encontrados nos funcionários ou equipe. Esse é um processo que fornece informações, positivas ou negativas, para o colaborador, quanto ao seu desempenho em determinada atividade desenvolvida na corporação.

Acrescendo, também, no âmbito geral do seu comportamento profissional e/ou pessoal dentro da organização.

Tem como principal objetivo: auxiliar o funcionário a compreender melhor sua performance – identificando as oportunidades para melhorar ou manter o que está funcionando bem.

Vale ressaltar que para se ter um feedback eficaz e construtivo, a clareza e a objetividade são duas características primordiais à ferramenta.

Elas facilitam o entendimento do funcionário, além de colaborar para uma melhoria gradativa nos pontos necessários. Mas, para o resultado ser ainda mais significativo, é preciso que o feedback seja realizado no ambiente favorável e no momento certo, pois ele pode ser positivo ou negativo.

Contudo, é importante que o líder tenha a percepção para o feedback acontecer de maneira harmônica.

Momento certo para utilizar o Feedback!

É certo que toda organização tem sua rotina, e que o planejamento estratégico, determina prazos a serem cumpridos para objetivos e metas!

Equipes de diversos setores, com seus respectivos líderes, devem estipular o tempo limite para as metas serem realizadas. E, assim, cumprir uma rotina com harmonia e alto desempenho, caminhando todos ao objetivo maior da organização!

Portanto, é função do líder dividir as funções, auxiliar às soluções e junto ao time, aprimorar os resultados, alinhando as expectativas dos membros da equipe.

E só após todas as etapas cumpridas perceber o melhor momento para implementar o feedback!

Vale lembrar que ao incorporar o feedback assertivamente as relações se tornam mais humanizadas. Então, como líder, o olhar atento ao momento certo, é seu!

Momento certo para utilizar o Feedback!

Feedback Positivo

Se o colaborador da sua equipe realizou um trabalho com presteza, criatividade e satisfação, nada mais motivador, para ele, que você imprimir um feedback positivo!

Seja um elogio em público, para equipe, ou até mesmo em conversa individual, é importante o registro, e se puder acrescente: quais atividades estão sendo reconhecidas. É função do líder, nessa hora, reforçar o desempenho do funcionário e reconhecer qual trabalho foi realizado com eficiência e eficácia.

Contudo, para que o feedback positivo tenha resultado duradouro e eficaz, seguem algumas dicas interessantes que você, na posição de líder, deve realizar:

Seja específico: cite exatamente as ações e/ou projetos que chamaram sua atenção, positivamente, quando executados pelo colaborador. Dê ênfase aos pontos que enalteceram a performance do funcionário.

Seja sincero: elogiar com sinceridade e verdade é o melhor caminho!

Exemplifique o sucesso: dê exemplos das ações e/ou atitudes que o membro da equipe em destaque realizou – assim fica mais fácil o entendimento de todos. Além de servir como efeito multiplicador.

Não deixe para depois o que você pode fazer agora!

O reconhecimento positivo tem que ser feito logo após a realização da ação acertada, isso ajuda a pessoa a entender exatamente o momento em que ele foi assertivo, e o que levou a chamar a atenção do líder pela execução bem realizada.

O feedback positivo é uma ótima maneira de motivar e inspirar as pessoas a continuarem a desempenhar bem suas funções. Além de enaltecer as suas habilidades. Realizando esse processo de forma eficaz pode ajudar a criar um ambiente de trabalho ou de relacionamento pessoal positivo e encorajador.

Feedback Negativo

Todo líder passa por momentos difíceis no dia a dia com seu time. E saber superar esses momentos é o grande diferencial!

Sim, passar um feedback negativo para um colaborador é uma tarefa delicada, mas tem que ser executada, para melhoria sua, do seu colaborador e do seu time. Contudo, verifique abaixo algumas dicas, para tal ação ser realizada com maestria:

Seja um líder claro e específico, a transparência vai ajudar você a falar sobre o comportamento do funcionário, só assim ele vai realmente entender qual ponto que precisa melhorar.

Mantenha a calma, e só aponte o problema quando puder sugerir algo de concreto e palpável de ser realizado pelo colaborador.

Converse em particular, o feedback negativo deve ser dialogado em um lugar neutro e privado, isso ajuda a reduzir qualquer tipo de constrangimento.

Por fim, estabeleça expectativas claras e objetivas, exponha o que você, como líder, espera do colaborador após esta conversa. Esclareça quais pontos ele precisa melhorar para que seu desempenho cresça. Dê a oportunidade para ele fazer perguntas e informe qualquer dúvida.

Deu para perceber a importância de um líder quando reconhece que seus colaboradores são o bem mais valioso da empresa?

Pois é, foi pensando nisso que elaborei treinamentos em formato de workshop ou palestra para qualificação corporativa, onde o líder, após uma capacitação específica, pode ter sua gestão ainda mais plena de sucesso!

Com o curso, Liderança de Equipe, ministrado por mim, você vai direcionar seu time para alta performance!

Entre em contato comigo! Formaremos uma parceria forte!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.