Como investir na liderança de equipe para um time de sucesso!

Ter uma equipe de alta performance é o sonho de qualquer gestor de pessoas, não é mesmo?

Contudo, por outro lado, sabemos que não é uma tarefa fácil. O caminho é longo, mas se realizado com determinação, conhecimento e inovação, será alcançado com louvor.

Para isso, trago, neste artigo, alguns passos que poderão facilitar a jornada de desenvolvimento para um time de sucesso.

Siga lendo e se encante com as dicas!

Como é ser Líder de Equipe?

Quais são as funções de um líder? Quais habilidades devem ser desenvolvidas para um líder ter sucesso? Como deve proceder um líder perante à sua equipe?

Três perguntas, e um conceito: o líder de equipe deve pensar estrategicamente, ter uma visão macro da empresa, conhecendo os objetivos gerais – se conectando a eles e às metas. E, sempre de olho nas oportunidades internas e externas, visando o crescimento da empresa.

Mas também deve estar integrado à sua equipe e conhecer cada membro dela, conseguir identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados de cada colaborador que forma seu time.

Sanar toda, e quaisquer dúvidas, apoiando o time nas tomadas de decisões, assumindo os riscos e enfrentando os desafios, também faz parte das funções e habilidades de um bom líder.

E acima de tudo, deve trabalhar seu autoconhecimento permanentemente, deve se atualizar assegurando que sua equipe sempre tenha a oportunidade de inovar, crescer e que esteja em contínuo desenvolvimento e conhecimento.

É importante ressaltar que a liderança é uma competência comportamental, e deve ser fomentada, trabalhada e treinada. Portanto, cabe ao setor de RH, investir em programas de formação de líderes a fim de reter talentos e manter os colaboradores motivados.

E como o RH deve atuar para conseguir que a liderança de equipe atue com alto desempenho, conquistando uma equipe de sucesso?

Siga lendo!

Desenvolvendo Competências

Se você deseja êxito no desenvolvimento de líderes, esse é um passo crucial. É certo que para atingir a meta, se faz necessário identificar quais habilidades serão utilizadas a fim de que o líder de equipe desenvolva-as, no intuito de alcançar o que foi proposto no projeto, conquistando assim, o sucesso.

Contudo, vale ressaltar que esta é uma análise muito criteriosa, o setor de RH deve observar cada indivíduo, a fim de que as habilidades estejam condizentes com o projeto em pauta.

Logo, é interessante programar treinamentos corporativos, como workshops e palestras, no formato híbrido, para que o palestrante contratado e colaboradores possam, juntos, desenvolver habilidades técnicas e comportamentais apropriadas às necessidades dos planos de ação.

Lembre-se que as etapas abaixo, estarão ligadas a esta; pois, com ela, o processo para reconhecer uma liderança em equipe de alta performance fica mais fluida.

Expondo as ideias e criando espaços

Chegou a hora de abrir horizontes para aqueles que foram identificados a liderar equipes, portanto, é interessante que o RH promova oportunidades para que tais colaboradores se expressem mais vezes.

Participando de reuniões e criando novas saídas e estratégias a fim de solucionar problemas, o colaborador vai se adaptando às novas demandas de trabalho, às pressões a  serem superadas e a tomada de decisões assertivas.

Nessa etapa, também, vale destacar que a autogestão deve ser trabalhada, assim como a proatividade, duas características relevantes para uma liderança em equipe próspera.

Implementando o Feedback

É certo que para capacitar líderes, é primordial que seja estabelecido, na cultura organizacional, o feedback – ferramenta de extrema importância para toda empresa.

Mas o que de fato é o feedback?

É a transmissão/avaliação do emissor ao receptor de como suas ações/mensagens estão sendo recebidas/executadas. É a realimentação! Podendo ser positivo ou negativo. Com esta ferramenta a cultura passa a ter transparência àqueles que compõem o quadro da companhia.

Sendo assim, para quem está sendo capacitado a liderar equipes, nada mais coerente e oportuno que ter feedback das ações executadas e do seu desempenho, isso faz com que compreenda os seus pontos fortes e fracos.

E ao fortalecer esta cultura, o futuro líder terá a propriedade de aplicar essa ferramenta na sua equipe, ajudando, ainda mais, os membros a desenvolver as habilidades.

Após vislumbrar os três passos acima, fica claro a importância da liderança de equipe passar por treinamento, pois não há como desenvolver pessoas sem capacitá-las. Afinal, ao assumir o novo cargo, a liderança em equipe tem que ser gerida com segurança e determinação.

Por que o treinamento de líderes beneficia toda equipe?

Por que o treinamento de líderes beneficia toda equipe?

É certo que a liderança em equipe tem que passar por treinamentos contínuos. Vale ressaltar que, com uma capacitação assertiva (abordando aspectos não só técnicos como também comportamentais) além dos líderes, serem beneficiados, os liderados também serão.

Os líderes têm que transmitir não só valores e cultura organizacional aos seus liderados, como também, cumprir (com o time) as metas designadas, no prazo estabelecido e com a qualidade proposta no projeto.

Por conseguinte, tais responsabilidades tornam a missão da liderança cada vez mais complexa, e foi pensando nisso que desenvolvemos os Cursos de liderança para Empresas, confira os principais pontos que abordamos:

  • novos conceitos e ferramentas – despertando os treinandos a inovar suas atitudes e pensamentos;
  • desenvolvendo habilidades (sempre dando feedback) e inteligência emocional,
  • conceitos de lideranças e suas implicações;
  • capacitar os líderes de equipe a aplicar o coaching no seu time.

Tais aspectos ajudarão o líder a gerir um time apto a tomar decisões acertadas, com segurança, determinação e pontualidade – cumprindo as metas no prazo estabelecido, com motivação e satisfação.

Mas, se sua empresa é inovadora e deseja uma qualificação com formato 100% online, nós também temos a solução, com qualidade, tecnologia e automação. Visite o Curso.Company.com , você vai encontrar o verdadeiro caminho para desenvolver lideranças com um time de alta performance.

Enfim, seja no formato presencial, virtual ou híbrido, o Tuba Lyra Consultoria de Gestão de Pessoas para empresa e para você  tem o formato adequado para sua empresa. Faça parte de um mundo empresarial pleno de sucesso!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.