4 Razões para se preocupar com a gestão em saúde em sua Clínica, Consultório ou Hospital!

Saúde é um assunto que nos preocupa a todo instante.

Por isso, quando buscamos os especialistas na área médica, esperamos ser olhados de forma especial, não somente pelo corpo médico, mas por todos envolvidos no atendimento.

É aí que entra o Gestor em Saúde, que como papel principal deve garantir eficiência e eficácia nos serviços prestados nas áreas em que atua: clínicas, consultórios e hospitais.

Portanto, o gestor se envolve desde a coordenação de recursos à supervisão de equipes de saúde; assim como, planeja e implementa políticas e programas de saúde, bem como, garante a qualidade e a segurança dos cuidados prestados aos pacientes, junto aos setores responsáveis.

Confira, nesse artigo, algumas razões que levam a Gestão em Saúde ter uma atribuição de extrema importância, seja no seu consultório, na sua clínica ou até mesmo no hospital.

A Gestão de Saúde e suas intercessões

A gestão em saúde se complementa trabalhando em conjunto com outros setores da área de saúde, que em união, criam uma sinergia.

Ao monitorar e avaliar os serviços na instituição de saúde, o gestor identifica as oportunidades de melhoria, estabelece as relações com diversos setores internos e externos, a fim de instituir relações efetivas com todos stakeholders.

Por conseguinte, o gestor em saúde elabora o planejamento estratégico, desenvolvendo e implantando ações relevantes, em comum acordo com as gestões de:

  • recursos – que cuida da parte financeira e tecnológica;
  • projetos – que coordena as projeções de saúde, incluindo, pesquisas e programas de saúde;
  • equipe – onde os líderes devem supervisionar os times, direcionando treinamentos à equipe para formar um atendimento de alta performance.

A partir dos pontos expostos acima, veja como a gestão em saúde pode auxiliar em importantes setores da sua organização:

Controle Financeiro

Cuidar da parte financeira é um dos papéis mais importantes do gestor em saúde, principalmente quando se trata de administração familiar em clínicas ou consultórios.

O gestor não deve permitir que as contas de pessoas físicas e jurídicas se misturem.

Cada conta bancária, investimento e/ou operações financeiras devem ser administradas separadamente. Assim, você garante a saúde financeira da empresa.

O gestor deve contar com uma assessoria contábil, que além de realizar trabalhos contábeis/financeiros de rotina (através da contabilidade ágil, automatizada e inovadora) vai orientar como aplicar os recursos da clínica de forma segura e rentável.

Permitindo, assim, realizar projeções futuras. Para tanto, alimentar o fluxo de caixa é essencial para o controle financeiro.

Portanto, mais uma vez, a gestão em saúde tem um importante papel no crescimento e sustentabilidade da instituição de saúde, juntamente com a contabilidade consultiva.

Mas, para que o consultório/clínica funcione com fluidez, é preciso que a gestão em saúde, organize de forma segura e determinada os processos internos.

Esse é o próximo ponto, siga lendo!

Otimizando os Processos Internos

Otimizando os Processos Internos

Se você, como gestor, pensa em organizar toda a clínica, nada melhor utilizar ferramentas desenvolvidas para este fim.

Existem softwares elaborados para marcação de consultas, agendamento, chat para conversa interna com a equipe, envio de imagens e laudos, tudo isso em um só programa.

Somando a isso, os softwares também incluem os prontuários médicos, favorecendo, demasiadamente, a vida dos médicos e das enfermeiras.

Facilitando, não só, a vida dos atendentes – recepcionistas e call center, como também a do gestor!

Após, a saúde financeira organizada e processos internos em ação, chegou a hora de você divulgar a instituição de saúde.

Como fazer isso? Siga lendo!

Divulgando a clínica com segurança!

Divulgar a clínica, é promover o corpo médico e todos os demais colaboradores, assim como a sua estrutura física e equipamentos.

Existem inúmeras formas de divulgação, hoje em dia, uma das mais relevantes e participativas são as redes sociais.

Nessa hora, que cabe ao gestor de saúde identificar qual a mais adequada, e promover a instituição de saúde. Mantendo o perfil da clínica atualizado, a divulgação pode ser bastante efetiva.

Pois, além de publicar o corpo médico e suas especialidades, o gestor pode coordenar a interação do médico com o paciente, tornando ainda mais próxima a relação com a clínica.

Qualificando o time

Ter uma equipe de alto desempenho, só vem a acrescentar na gestão geral.

Assim, é de grande relevância que o gestor em saúde promova, de forma contínua, treinamentos in company à suas equipes.

Há uma diversidade de setores na área de saúde, e cada um deles precisa estar capacitado para atendimento em excelência.

Confira abaixo os principais!

A recepção e o call center precisam saber das inovações dos seus setores, personalizando cada vez mais o atendimento, e se inteirando dos novos sistemas, que a todo instante se atualizam.

A enfermaria, ao personalizar o atendimento, faz com que o paciente se sinta seguro e bem cuidado. É importante que esse time traga pessoalidade ao seu trabalho.

Logo, foi pensando exatamente nas dificuldades que um gestor de saúde passa no seu dia a dia, que elaborei o Treinamento Corporativo para a Saúde.

O treinamento contempla pontos relevantes, a fim de abranger as diferentes áreas, aprimorando a visão profissional do negócio. Confira alguns deles:

  • compreensão da jornada do paciente;
  • lidar com clientes externo e externo e com estilos comportamentais, paciente/médico e demais colaboradores;
  • uso da tecnologia e automação.

Se você gostou do que leu acima, entre em contato comigo. Esses são somente alguns pontos que eu abordo no treinamento in company para área de saúde.

Tem mais, te convido para conhecer o método elaborado por mim:

O Método 007 – A Missão Possível. Onde você, gestor, escolhe um desafio e por meio dos 7 I ‘s:  Ideias, Impacto, Implicações, Inovação, Imitação, Investimento, Implementação – os treinando superam! Venha, você vai se surpreender!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.