4 Benefícios de um treinamento de negociação!

A todo instante estamos negociando, não é mesmo? Seja de maneira pessoal ou empresarial.

É certo que a negociação é uma arte, mas também envolve estratégias, onde deve-se construir uma confiança mútua e desenvolver relacionamentos.

E para que a negociação seja boa para as duas partes, nada melhor do que estar preparado, e para isso: aplicar técnicas e definir objetivos, conhecendo as limitações e as possibilidades de ambas as partes, são pontos determinantes.

Mas, como realizar uma negociação eficiente, que traga ganho e satisfação para ambas as partes?

Siga lendo, aqui você vai entender os benefícios que um treinamento em negociação pode influenciar positivamente na sua empresa.

Confira as dicas para sua negociação ter sucesso

Quais técnicas poderão ser aplicadas nas negociações da minha empresa? Quais as habilidades que meu time precisa ter para fechar uma negociação correta?

Como empreendedor, quando se fala de negociação, as duas perguntas acima passam, imediatamente, na sua cabeça, não é mesmo?

Então, a fim de sanar as dúvidas, veja abaixo as principais vantagens no treinamento de negociação.

1- Treinando o Time

Em todas as corporações existem negociações internas e externas.

E, para que as decisões sejam assertivas, aos realizar as negociações os líderes têm vários aspectos a serem considerados, veja os principais:

  1. Treinar a equipe para que a negociação seja benéfica para ambas as partes;
  2. trazer ao time clareza e transparência na comunicação;
  3. fazer com que o grupo compreenda a melhor forma de resolver conflitos.

Com o treinamento em equipe, zelando pelos três itens acima, o desenvolvimento de relacionamento e o aumento da eficiência da equipe, são dois pontos que visam o crescimento da empresa.

O treinamento de negociação pode ser realizado por cursos online ou presencial, palestras e workshops.

Vale salientar que quando realizado de maneira presencial, os membros da  equipe criam um vínculo maior, elevando o nível de aproveitamento.

Ao contratar um palestrante/consultor o RH tem que pesquisar se ele tem expertise no assunto.

Pois, é ele que vai conduzir as técnicas da negociação, e motivar o time, para além de elevar o conhecimento, desenvolver habilidades tanto técnicas quanto comportamentais.

Provocar o grupo, criando curiosidade no assunto em questão é uma das principais características do palestrante/consultor.

Isso vai fazer com que o colaborador estude mais, pesquisando sobre o assunto e aplicando no seu dia a dia.

O palestrante, no treinamento de negociação, traz além de novos conhecimentos, a maneira como cada colaborador deve comportar à frente de cada tipo de negociação, podendo em um futuro próximo aumentando a conversão de clientes e crescendo nas vendas.

2. Sabendo negociar adequadamente

O treinamento de negociação bem direcionado e bem aplicado, faz com que cada membro da equipe saiba executar a melhor abordagem em cada situação.

A capacitação dirigida, proporciona ao colaborador como se preparar entendendo os principais objetivos da negociação e à margem de flexibilidade.

Outra vantagem da qualificação, consiste em desenvolver a empatia.

Ao considerar as opções disponíveis de negociações, seguem alguns pontos em destaque na hora da tratativa, cabe ao colaborador avaliar se as tomadas de decisões estão seguindo um caminho assertivo, e, se é uma manifestação interessante para as partes envolvidas na negociação.

Bom, após entender os princípios da negociação, o próximo passo é como direcionar a negociação para ser bem sucedida, vamos lá?

Sabendo negociar adequadamente

3. Negociando com Eficácia

Um dos temas abordados no treinamento de negociação é como ser eficaz, em todo processo, que vai desde o planejamento até o fechamento da tratativa.

Confira alguns pontos que poderão encurtar esta jornada:

  • defina com muita clareza os objetivos, antes de começar a negociar;
  • mantenha a calma e cautela – sempre;
  • conheça as necessidades e as dores da outra parte;
  • tenha flexibilidade – mesmo abrindo mão de algum importante tópico;
  • com uma comunicação clara e objetiva a negociação se torna mais prazerosa;
  • encontre sempre uma solução vantajosa para ambas as partes – seja criativo;
  • tenha uma visão a longo prazo – a fim de considerar as projeções geradas pelos frutos da negociação.

4- Um palestrante/consultor em excelência

Mas, nada adianta, se a escolha do profissional contratado não corresponder às expectativas do time em treinamento.

Por isso, antes de mais nada você e o gestor de pessoal tem que fazer uma pesquisa interna e verificar, juntamente, com os colaboradores o que esperam do palestrante/consultor que irá ministrar o treinamento de negociação.

Para tanto, veja umas características cruciais, para sua equipe participar da capacitação de maneira motivada e satisfeita!

Antes de qualquer coisa tem que ser um palestrante que tenha experiência na área de negociação bem sucedidas, bem como conhecimento das técnicas e estratégias eficazes.

Ter capacidade de se comunicar com clareza, segurança e paixão pelo que faz, inspirando e motivando a equipe a aplicar as técnicas aprendidas.

O palestrante/consultor tem que buscar, com o gestor de pessoas e o líder da equipe, informações que dê suporte para trabalhar com a equipe de maneira individualizada, personalizando o treinamento.

Transformando os pontos fracos em fortes, desenvolvendo a equipe a fim de chegar a alta performance. 

E por último, o palestrante tem que envolver a equipe, apresentando as tendências e inovações na área de negociação, para garantir que o treinamento esteja sempre atualizado.

O que achou das dicas? Se ainda tem dúvida entre em contato comigo!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.