4 Treinamentos de líderes que sua empresa precisa oferecer!

É certo que uma empresa que almeja sucesso, crescimento e sustentabilidade, precisa ter gestores com habilidades comportamentais e competências técnicas em constante evolução, acompanhando, assim, o mundo empresarial.

E, para isso acontecer, o treinamento em liderança precisa ser bem elaborado e administrado, promovendo aos colaboradores treinados motivação, conhecimento, excelência na realização das tarefas e entusiasmo para lidar com a equipe.

É nessa hora que o setor RH se questiona: O que oferecer para os candidatos à liderança? Qual a melhor forma de oferecer uma qualificação: virtual, presencial ou híbrido? O treinamento deve ser pontual ou contínuo?

A fim de responder suas dúvidas, construímos este artigo. Siga lendo para sanar os questionamentos acima!

Qual a importância do treinamento em liderança?

Se fossemos enumerar os benefícios que uma capacitação proporciona aos colaboradores propensos à liderança, ficaríamos horas descrevendo-os.

Por isso, separamos as três principais vantagens:

  • diminuição do turnover;
  • retenção de talentos e
  • solução de conflitos internos para aumentar a performance.

O colaborador que está inserido no treinamento em liderança será capaz de aceitar de maneira positiva as críticas, demonstrando maturidade para aceitá-las, transformando-as em oportunidades.

Um treinamento bem estruturado e personalizado trará benefícios como:

  • desenvolvimento das habilidades, que serão trabalhadas conforme a demanda de cada projeto.
  • promove um maior envolvimento dos participantes, permitindo que o feedback no decorrer da qualificação, identifique os pontos fortes e o necessários de melhoria.
  • progressos na autogestão e no autoconhecimento.

Percebeu como as vantagens da capacitação são imprescindíveis para a evolução dos gestores?

A partir daí, cabe ao setor de RH oferecer treinamentos e contratar palestrante, que qualifique os futuros líderes. Para tanto, confira logo abaixo as principais capacitações, a fim de dar início a um processo contínuo de qualificação.

4 Treinamentos em liderança que são infalíveis

No treinamento em liderança se fala o tempo inteiro em competências e habilidades que poderão ser desenvolvidas no decorrer do treinamento. Mas quais são elas? O que um bom palestrante/facilitador pode oferecer de melhor?

É o que veremos a seguir!

A importância do Autoconhecimento

A importância do Autoconhecimento

Estimular o colaborador a se conhecer, é um importante papel dos treinamentos em liderança.

Sabemos que não é uma tarefa que acontece de um dia para o outros, por isso, um treinamento contínuo, faz com que o colaborador crie uma consciência dos seus pontos fortes e das suas fraquezas, só assim ele irá conhecer o seu real potencial e as suas limitações.

Esse trabalho resulta em um futuro líder seguro, determinado e equilibrado para resolver conflitos e na tomada de decisões assertivas junto ao seu time.

Inteligência Emocional

Para que se obtenha sucesso neste tipo de treinamento, o facilitador deve aprimorar as dinâmicas e tarefas dando ênfase aos sentimentos e as emoções do treinando. Pois, esse é um processo integrado ao autoconhecimento, acrescido de autogestão, gestão de relacionamento (aplicando a empatia) e orientação para resultados.

O futuro líder precisa saber lidar com suas emoções e as reações de maneira equilibrada, só assim será capaz de agir de maneira cautelosa, flexível e coerente; compreendendo e respeitando sempre o seu time.

Desenvolver a inteligência emocional é saber lidar com crenças e sonhos diversos seu e de outrem.

Administrando Conflitos

Aqui, o treinamento deve focar em desenvolver competências interpessoais e de comunicação, dando ênfase ao respeito às diversidades. Fortalecer uma comunicação mais clara e empática e estimular a capacidade de gerir conflitos, são pontos salutares em uma capacitação.

Com essas habilidades bem administradas o futuro líder terá condições de mediar conflitos e de maneira justa e imparcial, conciliando os interesses do grupo e da empresa.

Para isso, ele precisará se comunicar com transparência, objetividade e clareza, a fim de que as partes envolvidas compreendam e passem a pensar em soluções interessantes para todos os implicados.

Relacionamento Interpessoal

Ser líder é facilitar os processos, seja ele em qualquer etapa. Portanto, é importante para que o treinamento se complete que essa habilidade seja desenvolvida.

Por que construir uma rede de relacionamento forte é salutar para um líder?

Para solucionar possíveis entraves que podem acontecer com seu time ou até mesmo entre gestores, clientes, fornecedores e parceiros. Além, é claro, de abrir as portas para que as metas do seu time sejam alcançadas de maneira plena.

Assim, ao realizar um treinamento em liderança que fortaleça os aspectos acima, o treinando saberá, entre outros pontos, manter o equilíbrio em situações adversas e agir de maneira assertiva – se retirando, se necessário.

Se deseja ter um treinamento, seja ele através de workshop e/ou palestra, presencial, virtual ou híbrido, entre em contato comigo, além de contar com o Instituto Elemento, o CursoCompany.com é 100% online.

Todos eles desenvolvidos com intuito de formar líderes em alta performance e que em posse dos conhecimentos dos treinamentos repassem (de maneira segura) aos seus times, a fim de realizar atividades de alto desempenho.

Entre em contato conosco, com o Tuba Lyra você vai encontrar expertise, competência e paixão!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.