Como o investimento na gestão do cliente pode aumentar a performance da sua equipe!

A máxima “Cliente tem sempre razão” deve ser levada em consideração, concorda?

É certo que, às vezes, o cliente extrapola um pouco, mas, é exatamente nessa hora que temos que estar preparados para contornar a situação e fidelizá-lo ainda mais.

Afinal, o que seria de um empreendimento se não fosse o cliente?

Sendo assim, nada mais determinante que as empresas trabalhem observando os procedimentos internos de toda corporação.

É aí que entra a gestão do cliente! Que trabalhando na busca de utilizar ferramentas e  automatizando as informações, personaliza cada vez mais o atendimento.

Mas, para isso acontecer de maneira segura e assertiva, é necessário que o seu time passe por treinamentos periódicos, a fim de aumentar a performance da equipe.

Nesse artigo, eu trago os principais pontos, acentuando como a corporação pode investir na gestão do cliente, e, consequentemente, desenvolver a equipe!

Prontos? Então, vamos nessa!

O que é Gestão do Cliente?

Conceituar gestão do cliente, é passar primeiro por três pilares: planejamento, execução e conhecimento/controle dos resultados.

Logo, entende-se que Gestão do Cliente, são ações estratégicas desenvolvidas a fim de aumentar a satisfação do cliente e futura fidelização à marca, objetivando maiores receitas e lucratividade a longo prazo.

A empresa que tem uma gestão do cliente ativa, atua de maneira direta, identificando a sua persona, selecionando e atraindo o público-alvo acertadamente.

As estratégias resultam na geração de valores, que são utilizados para alcançar dados mais robustos; e em decorrência, desenvolvendo uma relação mais próxima com os clientes.

Para isso, a gestão pode contar com diversas ferramentas que auxiliam no contato mais próximo e personalizado dos clientes, a fim de entender as necessidades e expectativas para melhor atendê-los.

Siga lendo, assim você vai ficar por dentro das principais técnicas de atendimento, entendendo de forma plena a jornada do cliente!

Como manter o cliente satisfeito?

Como manter o cliente satisfeito?

Isso só acontece com a participação efetiva de toda a empresa, que deve manter o cuidado diário com o cliente, trabalhando os pontos cruciais para um atendimento em excelência.

Confira seguir alguns deles:

Conhecendo o Cliente

Existem várias formas de conhecer o seu público-alvo. Uma delas é identificar a persona, pois assim você reconhece as principais características do seu público-alvo.

Entender suas reais necessidades e suas dores, facilita à empresa oferecer ao cliente uma experiência completa e, provavelmente, satisfatória.

O uso de algumas ferramentas possibilitam identificar se os desejos dos clientes estão sendo realizados, e, se ao consumir o produto/serviço suas dores foram sanadas.

Conheça algumas delas:

  • pesquisas de satisfação;
  • através de chats é possível uma comunicação direta com o cliente;
  • análise de dados de comportamento de compra;
  • personalização de ofertas e
  • interações com clientes.

Mas para isso é preciso ter um time de alta performance! Isso é condição sine qua non para o sucesso da organização.

E, como conservar esta equipe motivada e satisfeita? Treinamento periódico é a solução!

Importância do uso dos dados

Contudo, você há de concordar comigo, que nada adianta utilizar as ferramentas acima, coletar dados e arquivá-los!

Utilizar as informações para entender aspectos como: melhorar o produto, saber a hora oportuna de investir, e por fim, utilizar os dados para obter vantagem competitiva, é crucial!

A crítica pode ser uma oportunidade

Fique atento aos canais de comunicação direto com o consumidor. Pois, após utilizar as pesquisas de satisfação, o cliente espera por um contato breve da organização.

É importante ter uma equipe com expertise para retornar ao cliente, quando houver algum comentário que necessite de retorno.

Esse time tem que estar preparado para responder, inclusive, às críticas e reclamações.

Quando isso acontecer, o retorno tem que ser imediato, com respostas claras e objetivas, o colaborador tem que ir com a solução pronta para o cliente.

E se a resolução demandar mais tempo? Deixe sempre o cliente informado de como está sendo o progresso da sua solicitação!

As insatisfações dos clientes devem ser analisadas e levadas em consideração pelas gestão de cliente.

As equipes responsáveis pela falha podem analisar e estudar soluções, a fim de sanar futuros problemas.

Percebeu, como a Gestão de Cliente é importante para manter uma relação próxima e de excelência com o consumidor?

Mas, para isso, sua equipe tem que se mostrar preparada e motivada para atuar da forma adequada. Invista no seu time, afinal o capital humano é o ponto mais importante da sua empresa.

Veja algumas técnicas que sua equipe pode desenvolver, através de treinamento contínuo:

Desenvolver escuta ativa – escutar o cliente, prestar atenção nas suas dores, preocupações e dúvidas.

Se comunicar com clareza –  o colaborador tem que ser transparente e verdadeiro em toda jornada, dando sempre informações verdadeiras, evitando termos técnicos.

Demonstrar empatia – isso faz com que o cliente se sinta importante e valorizado.

Customizar – ajuda na satisfação e na fidelização do cliente.

Solucionar os problemas – encontrar a solução de maneira rápida e interessante para o cliente.

Entre em contato comigo, vamos, juntos, elaborar um programa de treinamento in company para seu time comercial.

Através dele, os colaboradores estarão aptos a desenvolver habilidades e conhecer técnicas inovadoras de atendimento, atualizando seus conhecimentos e melhorando, cada vez mais, as práticas no atendimento!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.