4 Dicas de como aumentar a performance de sua equipe de vendas!

Planejar é inevitável quando se almeja desenvolvimento, sustentabilidade e crescimento empresarial.

O planejamento perpassa por todos os setores da organização. E quanto ao departamento de vendas não poderia ser diferente.

Sabemos que dentro dos processos corporativos, traçar metas e objetivos são ações constantes, mas como alcançá-las?

É exatamente aí que entra um dos mais importantes diferenciais da sua empresa: a equipe de vendas e o seu desempenho!

Como ela deve se comportar, a fim de que as metas de vendas sejam cumpridas?

Siga lendo, aqui você vai encontrar dicas de ouro, para que sua empresa tenha um time ímpar!

Melhorando a performance de sua equipe de vendas

Uma equipe de alta performance é aquela que tem eficácia no processo de vendas, estabelecendo metas e prazos para serem alcançadas.

Mas como saber se o time terá sucesso no decorrer do processo? Várias referências podem elevar a receita, impulsionando o desempenho.

Para isso, existem métricas, utilizadas para medir a performance da sua equipe de vendas, veja algumas:

  • taxa de conversão (porcentagem de leads que se converte em vendas);
  • receita gerada por vendedor;
  • ticket médio;
  • tempo que o colaborador leva para efetivar uma venda;
  • número de visitas e retenção dos clientes;
  • percentual de cancelamento de vendas e por fim,
  • vendas realizadas em relação às metas.

Elas identificam pontos a serem melhorados e os pontos fortes do time, permitindo que os membros e o líder da equipe reajustem as estratégias de vendas.

Foi pensando em otimizar cada vez mais esse processo, que listamos, nesse artigo, alguns pontos estratégicos para aumentar a performance de sua equipe de vendas.

Confira abaixo!

4 Pontos determinantes para elevar a performance da sua equipe de vendas

A alta performance de uma equipe de vendas não é estabelecida de uma hora para outra. Precisa ter um olhar especial do líder comercial, equipe de treinamento e setor de RH.

Uma equipe de alta performance começa pela contratação, portanto, é nessa hora que o Gestor de Pessoas, junto ao líder da equipe, podem selecionar as pessoas, observando as habilidades comportamentais.

Estrategicamente, para a empresa formar um time com capacidade de evoluir para alcançar metas e objetivos traçados, pode seguir as dicas abaixo:

1- Liderança Eficaz

Um importante ponto é formar um time com uma liderança eficaz, que dirija e inspire a equipe, apoiando e auxiliando nas horas necessárias.

Preservando uma comunicação clara, transparente e fluida, o líder estabelece procedimentos claros e eficientes, determinando funções assertivas para cada membro do time.

E assim, o gerenciamento do líder eficaz, potencializa o processo de vendas e viabiliza a eficiência da equipe; ajudando na evolução do desempenho.

2- Planejando as Vendas

Elaborar um planejamento consistente, com metas e objetivos alinhados ao plano estratégico geral, direciona a equipe de vendas a obter sucesso.

A participação efetiva da equipe e a troca de informações internas – com conhecimentos amplos do segmento de mercado, dos concorrentes, das vendas anteriores e do público-alvo – darão suporte para criação de um plano consistente, seguro e assertivo.

Avaliar os indicadores disponíveis, bem como fatores externos (Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais e Legais) é fundamental para aproveitar o máximo de oportunidades, e criar estratégias para conter as ameaças.

Acompanhar os indicadores de performance constantemente para identificar os gaps em relação ao plano, e adotar estratégias para corrigir a rota e aumentar a performance, é uma função crucial dos líderes dos times comerciais / equipes de vendas.

3- Motivação constante

A motivação é interna, no entanto algumas estratégias podem ser adotadas para criar um ambiente que inspire os membros do time.

Capacitação constante à equipe, proporciona motivação e conhecimento, fatores cruciais para um desempenho saudável e eficiente.

Motivação constante

4- Treinamento adequado

O gestor de pessoas e o líder da equipe de vendas têm que ter um olhar sensível e estratégico na hora de contratar o profissional para capacitar os funcionários.

Nada adianta treinar o time, pensando somente nas inovações tecnológicas do segmento. A qualificação da equipe tem que ser completa, portanto o líder da equipe comercial deve identificar as necessidades de desenvolvimento para escolher a estratégia adequada.

É nessa hora, que o palestrante/consultor contratado tem que compreender as necessidades, perfil da equipe, os pontos fracos e fortes, para  expressar todo seu conhecimento das metodologias de vendas.

Mas é função, também, do líder comercial, assegurar que a equipe comercial entenda a fundo o produto/serviço em questão, assim como, suas funcionalidades e suas particularidades, a fim de que continuem encantando os clientes e aumentem as vendas.

Desenvolver estratégias para a equipe conquistar novos clientes faz parte da capacitação.

É papel do líder conhecer os pontos fracos e fortes de cada membro da equipe, trabalhando de maneira alinhada à estratégia da empresa, para desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais.

Ter um plano de desenvolvimento individual para cada membro do time, e uma trilha de aprendizagem com um plano de desenvolvimento de competências de curto e médio prazo, é fundamental para gerar resultados cada vez melhores.

Percebe como o melhor a fazer é ter periodicidade no treinamento? Eleve a autoestima dos seus funcionários, motivando-os, faça com que ele entenda o quanto é importante na organização, para aumentar a performance da sua equipe de vendas e sua empresa alcançar as metas e objetivos planejados!

Entre em contato com a gente, entender as suas necessidades e apresentar um plano de treinamento para sua empresa, é a nossa missão!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.