Inovação e criatividade em equipes: fomentando com as técnicas certas!

É cada vez mais comum que empresas invistam em treinamento corporativo online e presencial para desenvolver a criatividade em equipes de variados perfis, seja um time de vendas, de produção fabril ou uma equipe financeira.

Por que isso acontece?

Para enfrentar mercados altamente competitivos, seja na linha de frente nos clientes ou na estrutura administrativa, e clientes cada vez mais exigentes e que querem ser surpreendidos, essas habilidades profissionais se tornaram cruciais nas equipes de alta performance

Desde sempre, os seres humanos buscamos formas inovadoras de trabalhar e construir sociedades, mas a capacidade de criar e inovar não é inata para a grande maioria das pessoas.

Mesmo para quem imaginamos ser um criativo nato, é preciso direcionar esse talento de uma forma estruturada e produtiva para que os resultados da criatividade no negócio realmente aconteçam.

O que é senso comum: estimular a criatividade traz benefícios impressionantes para a performance e a motivação de equipes e líderes. Você sabe quais são?

O Blog do Tuba vai mostrar como fomentar a criatividade e inovação em equipes e levar a qualidade e os resultados da empresa a níveis mais altos!

Criatividade e inovação são a mesma coisa?

Não. São conceitos que se complementam e entender as diferenças é crucial para avaliar as ações corretas que potencializam a criação e a inovação.

O que é criatividade

Por trás de todas as invenções, inovações e expressões culturais e artísticas que conhecemos, está o pensamento criativo, alguém que lançou a ideia fundamental. Ser criativo é desafiar o convencional e ver o mundo ou uma simples questão cotidiana de uma forma única.

Portanto, a criatividade é a força propulsora da mudança. Se todos pensarem dentro do script, nada mudará – e criar não está apenas nas artes ou na tecnologia; ela é cada vez mais presente e essencial no mundo dos negócios.

O que é inovação

A inovação é o resultado palpável da criatividade, quando novas ideias são materializadas, seja em produtos, em serviços ou em regras do negócio.

Costumamos associar a inovação às novas tecnologias, mas ela pode estar em uma forma totalmente nova de atender clientes ou de gerenciar o contas a receber.

Dessa forma, as inovações surgem a partir do incentivo à criatividade e do investimento em novas ideias. O termo criatividade e inovação é uma prática de mercado e são indissociáveis em empresas que querem pensar além.

O que é uma empresa inovadora

Quando falamos de empresa inovadora, não se trata apenas daquela que cria um produto ou serviço que rompe com ideias conservadoras; ela também fomente um ambiente onde a criatividade é uma estratégia de atuação e de posicionamento de mercado.

Ser uma empresa que inova é um importante valor na cultura organizacional que deve ser cultivado através do patrocínio dos níveis mais altos e das lideranças para que os times se tornem as usinas de ideias que vão pavimentar o futuro.

Quais os benefícios em fomentar a criatividade e a inovação nas equipes

Elevar a performance e a motivação das equipes

Incentivar a postura criativa e inovadora nas equipes é uma forma eficiente de obter performances superiores dos funcionários, pois ampliam o horizonte de pensamento e análise e dispõem de um leque maior de opções para as questões.

A motivação dos colaboradores é a consequência natural em um ambiente em que são valorizados por suas ideias – mesmo que não sejam implementadas – e não há os pré-julgamentos comuns nas corporações que preferem adotar caminhos mais ortodoxos.

Obter um diferencial competitivo

Criar e inovar permite que as empresas se destaquem em relação à concorrência com os produtos e serviços inovadores. Mas é fundamental estimular a mentalidade criativa para que soluções novas surjam sempre e continuem surpreendendo o mercado.

Atrair e reter talentos

Empresas criativas atraem profissionais que gostam de trabalhar nos ambientes onde o pensamento inovador é patrocinado. O turnover é menor e novos colaboradores estimulam os demais, gerando uma cultura criativa dentro das equipes.

Aumentar a resiliência da empresa

Um dos maiores problemas de algumas empresas em tempos de crise é não ter colaboradores com o mindset criativo pois não foram qualificados e motivados para isso e a própria cultura empresarial os limita a soluções que são mais do mesmo e não coloca a empresa à frente da concorrência

Empresas que possuem o DNA da criatividade têm uma capacidade maior de se adaptar a momentos difíceis e se recuperar mais rápido.

Saiba mais: Cursos online corporativos: opções acessíveis e transformadoras!

Como desenvolver a criatividade e inovação nas equipes
Imagem: Canva

Como desenvolver a criatividade e inovação nas equipes

Crie um ambiente orientado à criatividade e à inovação

Parece uma ação óbvia, porém muitas empresas esperam resultados criativos sem uma mensagem clara e patrocinada quanto a isso – pensar criativamente exige aceitar que não haverá solução fácil ou atalhos e isso ainda assusta algumas corporações.

É fundamental que haja uma comunicação eficaz de que a criatividade é uma filosofia e a inovação é uma meta para que os funcionários se sintam motivados para criar e inovar.

Invista em treinamentos e eventos

Ser criativo não é ou não precisa ser uma qualidade inata. Todas as pessoas são criativas, mas muitas precisam ser corretamente estimuladas para ganhar confiança e usar a criatividade como aliada nas suas entregas.

Ferramentas como um treinamento online ou uma palestra corporativa relacionados a assuntos como pensamento criativo, resolução de problemas e gestão da inovação são essenciais para formar gente criativa na empresa.

Ofereça feedback construtivo

A cultura orientada à criatividade é algo ainda relativamente recente na maioria das empresas fora dos setores típicos e, por isso, pode causar insegurança nos colaboradores sobre o real engajamento da empresa em ser inovadora.

Os feedbacks devem levar em consideração a inovação e criatividade como um dos pilares tanto das expectativas quanto das avaliações dos resultados, reforçando o desenvolvimento corporativo e a confiança do funcionário.

Conheça o Tuba Lyra e suas soluções de desenvolvimento profissional!

Um apaixonado por vendas, pelas histórias das pessoas e por ajudá-las a crescer nas suas trajetórias profissionais e de vida. Esse é Augusto Palácio Lyra, também conhecido como Tuba Lyra.

Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em gestão empresarial e com vinte e cinco anos de experiência em treinamentos e vendas em grandes empresas no setor farmacêutico e atuando atualmente como consultor de gestão de pessoas.

Tuba Lyra está na liderança de dois grandes projetos de desenvolvimento profissional:

  • O Instituto Elemento, uma instituição de treinamentos de liderança, de vendas e de áreas operacionais de empresas, em operação desde 2013;
  • O CursoCompany.com: uma empresa que desde 2020 se dedica à produção de treinamentos e cursos online para as mais variadas áreas do conhecimento empresarial.

Temos a solução de capacitação, mentoria e reciclagem de conhecimento ideal para a sua empresa!

Tuba Lyra é autor do recém-lançado livro O Líder Perfeito, onde ele compartilha suas experiências e vivência para ajudar profissionais a desenvolver habilidades essenciais para ser um líder presente, inspirador, motivador e que guia sua equipe rumo ao sucesso!

A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe, de forma consistente e sustentável?

Venha conhecer o meu trabalho de consultor de gestão de pessoas.

E juntos escreveremos uma página de valor na sua empresa!

Posts Recentes

Treinamento Corporativo
para sua Empresa

A qualificação permanente das equipes produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.

É a base para o sucesso!

Entre em contato com o Tuba Lyra e conheça o nosso trabalho.